Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa decreta uso obrigatório de máscaras e autoriza reabertura de academias, shoppings e igrejas

Prefeitura de Ponta Grossa decreta uso obrigatório de máscaras e autoriza reabertura de academias, shoppings e igrejas
23 de abril de 2020 às 08:10
(Divulgação/PMPG)

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, publicou um decreto na noite desta quarta-feira (22) que estabelece o uso obrigatório de máscaras pela população, além de autorizar a reabertura de shoppings, igrejas e academias da cidade.

As medidas fazem parte do plano de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ponta Grossa tem oito casos da Covid-19.

O decreto não especificou em quais espaços o uso das máscaras será obrigatório. No entanto, a prefeitura informou que a medida tem caráter pedagógico, ou seja, pessoas que descumprirem o decreto não serão punidas.

Quanto aos shoppings, os espaços estão autorizados a reabrir a partir desta quinta-feira (23).

O horário de atendimento deverá ser das 16h às 22h. Salas de cinema e áreas de recreação para crianças devem permanecer fechadas.

As praças de alimentação devem trabalhar com capacidade máxima de 30% do atendimento, com até duas pessoas por mesa, na cidade.

Para entrar no local será necessário o uso de máscara. Menores de 18 anos só podem frequentar os shoppings acompanhados de algum responsável.

Academias e igrejas

Para reabrir, igrejas, academias, condomínios e galerias terão que apresentar um plano individual de funcionamento.

O documento deve indicar quais medidas de prevenção cada espaço vai tomar para evitar o contágio do coronavírus.

Os estabelecimentos ou instituições também terão que informar horário de funcionamento e quantas pessoas serão atendidas no ambiente.

Segundo a prefeitura, os planos devem ser protocolados no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, das 10h às 16h em dias úteis.

Quem requerer o funcionamento também deve anexar documentos pessoais no plano, além de provar que está vinculado à instituição ou empresa.

Estabelecimentos que reabrirem sem aprovação da prefeitura podem ser multados.

Clubes e associações recreativas também estão autorizados a reabrir para atividades esportivas individuais, segundo o decreto.

Fonte: G1