Correio dos Campos

Utilização de máscaras será obrigatória para Isentos e usuários da Meia Passagem

15 de abril de 2020 às 18:26
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A utilização de máscaras de proteção por usuários da categoria isento, beneficiários de gratuidades – portadores de necessidades especiais, entre outros – e da Meia Passagem do transporte coletivo será obrigatória a partir dessa quinta-feira (16). A medida, de acordo com a Prefeitura, tem como objetivo ampliar as ações voltadas ao combate do coronavírus em Ponta Grossa e busca fortalecer a proteção dos usuários do sistema de transporte.

Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Roberto Pellissari, a iniciativa é essencial para salvaguardar a saúde não só dos grupos enquadrados na medida, mas de toda a população. Em relação aos isentos, ele destaca que a maioria dos cidadãos que se enquadram na categoria tem mais de 60 anos de idade, ou seja, fazem parte de um dos principais grupos de risco do novo Coronavírus, o que reforça a importância desse tipo de ação. “Nesse momento, o foco é proteger a população do contágio pelo Coronavírus e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. Nesse sentido, reforçar as medidas que abrangem a população idosa que utiliza o transporte coletivo é de extrema importância devido ao fato de que eles estão em contato constante com diversas outras pessoas durante os deslocamentos”, destaca.

A fiscalização do uso das máscaras será feita pelos motoristas e cobradores nos ônibus no momento do embarque dos passageiros. Caso seja constatada a falta da mesma, não será permitido o embarque do cidadão como forma de salvaguardar a saúde do mesmo e dos demais usuários.

Para os demais passageiros do transporte coletivo, o uso de máscaras de proteção segue sendo recomendado pelo Município como forma de evitar o contágio pelo novo Coronavírus.