Correio dos Campos

CDEPG realiza pesquisa sobre impactos da COVID-19 na economia local

15 de abril de 2020 às 21:47

COM ASSESSORIAS – O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), através da Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços realiza nesta semana um estudo com a maioria dos setores produtivos de Ponta Grossa. O intuito é fazer um mapeamento dos impactos da Covid-19 na economia da cidade e embasar um relatório com sugestões de soluções para a retomada pós-pandemia. O questionário poderá ser respondido pelos empresários do comércio, serviços e indústria até a próxima terça-feira.

De acordo com o coordenador, Felipe Souza Podolan, a Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços tem como função subsidiar o Conselho com dados técnicos, para que o CDEPG possa interceder junto ao Poder Público na elaboração de medidas que promovam o desenvolvimento econômico local. Segundo ele, foi verificada a necessidade de um levantamento dos impactos gerados pelas ações restritivas governamentais em virtude do novo Coronavírus, em Ponta Grossa. “A intenção é reunir dados para mensurar os impactos na empregabilidade, na redução de faturamento e quais são os prejuízos que tais decretações estão gerando. Com isso, levar ao Conselho e ao prefeito para que possam, a partir da análise dos resultados colhidos com a pesquisa, concluir se as medidas adotadas estão sendo efetivas e se realmente representam um bem para a cidade”, disse Podolan.

O estudo conta com a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia. A professora Augusta Pelinski Raiher, pesquisadora do Nerepp, relata que a pesquisa tem dois objetivos, o principal é avaliar os impactos do distanciamento social nos estabelecimentos formais e o secundário é analisar os reflexos das medidas governamentais na mitigação dos efeitos negativos através de medidas de apoio aos empresários. “Os resultados serão subdividos por tipos comercio atacadista, varejista, produtos essenciais, turismo, indústria e serviços em geral. Isso é importante porque se projeta futuramente quais os setores serão os mais afetados, para que sejam elaboradas medidas especificas por tipo de estabelecimento e segmento empresarial”, explica Augusta, salientando que assim do CDEPG e o Poder Público terão como traçar diretrizes especificas para amenizar os efeitos da Covid-19.

O presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, solicita para que os empresários respondam a pesquisa, pois desta forma será possível identificar maneiras de auxiliar a retomada da economia local pós-pandemia do novo Coronavírus. “Precisamos da participação efetiva das empresas dos diversos setores impactados com as medidas restritivas do comércio, para entendermos o cenário e estudarmos soluções para o presente e para o futuro do desenvolvimento econômico local. Por isso, pedimos para que os empresários respondam o questionário. Reforço que deve ser respondido apenas por empresários ponta-grossenses e apenas uma vez para não comprometer a amostra”, finaliza Oliveira, que agradece a Câmara Técnica de Comércio e Serviços, a UEPG e as entidades participantes do CDEPG que estão divulgando o questionário.

O questionário pode ser respondido até as 23h59 da próxima terça-feira, dia 21 de abril através do link:

https://forms.gle/La24idou9pCbTFLY9