Correio dos Campos

Prefeitura espera castrar 3500 animais de famílias em vulnerabilidade social

Os pets que poderão ser cadastrados são os que os donos participam de algum programa social como: Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Tarifa Social, ProLar, Baixa Renda e Isenção de IPTU
13 de abril de 2020 às 18:56
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Devido à grande população de cães e gatos abandonados nas vias públicas da cidade, a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Saúde e da Coordenação de Zoonoses, elaborou um projeto que prevê a castração e a identificação eletrônica desses animais. A iniciativa começou hoje (13) e os interessados devem procurar umas das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão realizando os cadastros. As castrações serão realizadas nas clínicas credenciadas e a identificação do animal, bem como a vinculação do tutor ao mesmo, será através da microchipagem após o procedimento cirúrgico na clínica veterinária.

De acordo com a proposta, os cidadãos que têm qualquer benefício do Governo Federal, Estadual ou Municipal e que forem guardiões de cães e gatos podem castrar seus animais, gratuitamente, em uma das clínicas credenciadas pelo Município. Poderão ser castrados cinco animais por pessoa. “Este público foi escolhido devido à baixa renda e pelo pouco acesso ao atendimento médico veterinário, fator que contribui para a proliferação progressiva e descontrolada dos animais”, explica o médico veterinário e coordenador da Zoonoses, Leandro Inglês.

A diferença do novo projeto de castração é que em 2020 o cadastro será realizado em UBS por médicos veterinários residentes em saúde coletiva e não mais pelas Ongs, como foi nos anos anteriores. São 14 médicos veterinários residentes, distribuídos em 14 UBS da cidade. O projeto será realizado durante um ano e o cadastro deve ser feito toda segunda-feira, das 8 às 12h nas UBS. “A expectativa é que, com a implantação do projeto de castração de cães e gatos em conjunto com ações como a Feira de Animais, fiscalização de canis e trabalhos educativos, a Prefeitura consiga minimizar o número de animais abandonados pela cidade”, destaca a médica veterinária residente em saúde coletiva, Gabriela Zibetti. O projeto conta com quatro clínicas credenciadas para o Programa de 2020, são elas: Arcãonjo, Espaço Animal, Ideal Vet e MaxClin. A expectativa é que 3500 animais sejam castrados.

Outra alternativa para as castrações em 2020, durante a pandemia do novo Covid-19, é o cadastro dos animais através do e-mail [email protected]. O munícipe deve encaminhar, em anexo, a documentação exigida (scanneada ou fotografada) solicitando a castração e aguardando o retorno do agendamento, em seguida receberão a requisição de castração no domicílio ou agendado a retirada da mesma na UBS de referência. “A decisão de utilizar o meio eletrônico como forma de cadastro, se deu por conta da situação epidemiológica que enfrentamos. Sendo assim, o e-mail será a forma mais fácil de não interrompermos o programa e de garantirmos a segurança dos profissionais e dos munícipes”, ressalta o médico veterinário residente em saúde coletiva, Rivair Junior.

Locais para realizar o cadastro

– UBS Alfredo Levandovski Gralha Azul
– UBS Horácio Droppa – Cará Cará
– UBS José Carlos de Araújo Cará cará
– UBS Eugenio Bocchi Sta Lúcia
– UBS Cleon de Macedo – Uvaranas/Vila Rubi
– UBS Antônio Shwanzee Santa Luzia
– UBS Aurélio Grott – Los Angeles
– UBS Rômulo Pazinato – Nova Rússia
– UBS Antônio Saliba – Pq Sabiá
– UBS Ambrósio Bricailo – Bonsucesso
-UBS Jamil Mussi – Sabará
-UBS Nilton de Castro – Uvaranas
– UBS Antero de Mello – Uvaranas
– NEP Jardim Carvalho

Documentos necessários para o cadastro

– RG
– CPF
– Comprovante de endereço
– Resumo do CadÚnico
– Beneficiário de Programa Federal ou Municipal