Correio dos Campos

Pacientes passam a receber atendimento médico virtual

Com horário agendado, suspeitos de Covid-19 poderão realizar Web Consulta de segunda a sábado
13 de abril de 2020 às 15:17
(foto: PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Fundação Municipal de Saúde (FMS) implantou uma central telefônica para tirar dúvidas e orientar a população sobre o Coronavírus. O número está disponível desde março e atende as chamadas todos os dias, das 8h às 22h. A partir de hoje (13) as pessoas que ligarem e passarem pela triagem dos profissionais, também poderão contar com atendimento médico, através de uma web consulta. Os profissionais médicos estarão à disposição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e sábado, das 9h às 18h.

Os pacientes que entraram em contato pelo 3220-1019, e relatarem sinais de sintomas gripais, serão encaminhados para uma consulta com um dos médicos de plantão. Para que o atendimento aconteça, o paciente deve ter um aplicativo de mensagens, só assim a equipe poderá enviar o link com endereço e horário da web consulta. “Nós teremos profissionais a disposição para atendimento de todos os pacientes triados e enquadrados com algum relato de síndrome gripal. As consultas virtuais foram pensadas para trazer mais uma alternativa de orientar a população e verificar se o paciente se enquadra como suspeito de Covid-19 e deve procurar o atendimento de referência”, destaca o secretário adjunto de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

Inicialmente as consultas serão agendadas de segunda a sexta-feira, mas pode ter alteração. “Estabelecemos estes dias, mas vamos adaptando gradativamente conforme a demanda aumente. Os profissionais que atenderão os munícipes são contratados diretos da Fundação de Saúde, ficando mais ágil e fácil para remanejarmos, se necessário. A telemedicina tem sido uma alternativa eficiente para auxiliar e tirar dúvidas”, explica Manjabosco.