Correio dos Campos

Ponta Grossa conquista 40 leitos de UTI para atendimento de coronavírus e transforma HC em referência materno-infantil

Reunião para acertar detalhes aconteceu na tarde de hoje (8), em Curitiba, com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, e diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier -
9 de abril de 2020 às 08:18
Divulgação

Diante do atual cenário, a Prefeitura de Ponta Grossa vem traçando estratégias e aplicando medidas para combate ao coronavírus. Na tarde de hoje (8), o prefeito Marcelo Rangel esteve reunido com o Governador do Estado, Ratinho Junior, para discutir possibilidades e fechar parcerias para trazer novos Leitos de Terapia Intensiva (UTI) para a cidade. Na reunião, ficou pactuado a abertura de mais 20 novas UTIs no Hospital Universitário Regional (HURCG) de Ponta Grossa, somadas as 10 já existentes no local, e também a retaguarda de 10 UTIs no Hospital Bom Jesus. Todas essas 40 UTIs serão exclusivas para tratamento de Covid-19.

“Vamos juntar a Prefeitura de Ponta Grossa e o HURCG, através das duas estruturas vamos criar um sistema forte para enfrentamento do covid-19. Juntos construímos boas soluções”, declara o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.

Para que as novas UTIs possam ser abertas, houve a necessidade de remanejar o atendimento materno-infantil. A partir de agora, as UTIs materno-infantis do HURCG serão instaladas no Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira, com administração será compartilhada entre Estado e Município. “Com isso, o HC entra em novo patamar, se tornando um hospital pediátrico de referência para o Paraná, esses equipamentos de UTI da maternidade que estão no HURCG serão enviados para o Hospital da Criança. Desta maneira, o HURCG terá espaço e poderá se reestruturar para receber mais 20 novos leitos de UTIs. O HUR ficará com 30 UTIs especificamente para o Coronavírus”, explica o secretário, Sandro.

Além das UTIs do HUR, Ponta Grossa passa a contar com mais 10 UTIs e 35 leitos clínicos (enfermaria) no Hospital Bom Jesus, que serão retaguarda para atendimento do coronavírus. “O Governo do Estado e a Prefeitura organizaram o credenciamento para leitos de UTIs de retaguarda no Hospital Bom Jesus. Ou seja, PG contará com 40 leitos de UTIs somente para atendimento de coronavirus, fora os leitos disponibilizados para outros atendimentos”, destaca o prefeito.

Na reunião, ficou sinalizada a possibilidade do Governador do Paraná realizar o anuncio de transformação das estruturas nos próximos dias, em Ponta Grossa. “É um investimento gigante anunciado em parceria com o governo do Estado e UEPG. O que me deixa feliz é que transformaremos o HC, com todos os investimentos que foram realizados nos últimos anos, em um verdadeiro Hospital Infantil de referência para estado do Paraná. A possibilidade de dar atendimento também às gestantes, transformará a estrutura em um Hospital materno-infantil”, finaliza Rangel.

Fonte: Pontagrossa.pr.gov