Correio dos Campos

Callcenter UEPG para Covid 19 inicia atendimentos em psicologia

7 de abril de 2020 às 08:39
Foto: UEPG

O Call Center da Universidade Estadual de Ponta Grossa dedicado a dúvidas sobre o Coronavírus realizará atendimentos psicológicos a partir desta terça (07). O serviço é resultado da união do Programa UEPG Abraça, curso de psicologia da Faculdade Santana e Fundação Municipal de Saúde. O atendimento será realizado pelo 0800 200 4300, das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana.

O coordenador do Call Center, Ricardo Zanetti, afirma que é possível atender simultaneamente a três pessoas. “A ligação cai no atendimento geral e, caso o atendente perceba que a pessoa precisa de atenção psicológica, ela é encaminhada para a equipe especializada”, diz. Zanetti aponta que “a inclusão do acolhimento psicológico surgiu a partir das queixas que chegaram ao Call Center na semana passada. Agora o Programa UEPG Abraça está abraçando toda a cidade”, enfatiza.

Carlos Coradassi, professor da UEPG e coordenador do Núcleo de Educação Permanente da Fundação Municipal de Saúde, explica que 85 residentes foram escalados para revezamento no Call Center. “Todos eles passaram por treinamento sobre a Covi19 e relações para interpessoais para que pudessem realizar este teleatendimento”.

Para o supervisor técnico dos psicólogos e estudantes, Maurício Wisniewski, o atendimento é essencial. “Além do medo de nos contaminarmos, há um desgaste emocional que vem com força total. O isolamento social causa comprometimento emocional e as relações dentro de casa ficam desgastadas”, destaca.
O Programa UEPG Abraça ficou responsável pelo gerenciamento dos atendimentos em saúde mental no Call Center da UEPG, por meio do treinamento das pessoas que vão trabalhar na linha de frente, além da elaboração dos instrumentos de acolhimento, atendimento e acompanhamento.

A professora Lara Floriano, coordenadora do UEPG Abraça, ressalta que, por conta da pandemia e da necessidade de isolamento social, aumentam as demandas de saúde mental, com sentimentos de angústia, ansiedade, medo do desconhecido, falta de informação. “O atendimento e a orientação são uma das formas como a universidade pode contribuir com a sociedade, nesse momento”, complementa.

Fonte: UEPG