Correio dos Campos

Agência do Trabalhador indica dar entrada no seguro-desemprego sem sair de casa

3 de abril de 2020 às 16:43
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Seguindo as medidas preventivas contra o novo coronavírus Covid-19 e com os atendimentos presenciais ainda suspensos, uma das maiores dúvidas que a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa recebe está relacionada aos encaminhamentos para o benefício do seguro-desemprego.

O serviço pode ser requerido sem sair de casa, e necessita apenas de um dispositivo com acesso à internet. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação (SMICQP), José Loureiro, o recurso pode ser utilizado para que a população que precisa do benefício possa solicitar sem a necessidade de ir até a Agência do Trabalhador e, ao mesmo tempo, contribuir com a saúde pública, evitando aglomerações e contatos próximos entre as pessoas.

Para solicitar o seguro-desemprego de forma on-line há duas maneiras: através do site Emprega Brasil e do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Confira o passo a passo para realizar o requerimento:

Emprega Brasil

1) No navegador de internet, acesse o portal Emprega Brasil: servicos.mte.gov.br;

2) Caso já tenha acesso, insira seu login e senha ou faça o cadastro respondendo às perguntas;

3) Na tela de serviços, escolha a opção Seguro-Desemprego. Em seguida, clique na opção Solicitar o Seguro-Desemprego;

4) Informe o número do Requerimento do Seguro-Desemprego, fornecido pelo antigo empregador;

5) Confira se as informações disponibilizadas estão de acordo com os seus dados pessoais e leia as regras legais para habilitação ao benefício e, ao final, confirme as informações. Caso os dados estejam corretos, clique em concluir. Surgirá na tela a palavra ATENÇÃO para que você confirme a solicitação do seu benefício.

Carteira de Trabalho Digital – app

1) Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu celular ou smartphone;

2) Realize login com seu CPF e Senha. Caso ainda não tenha uma senha, é preciso cadastrar;

3) Na aba inferior, clique no ícone Benefícios e, em seguida, entre em ‘Solicitar Seguro-desemprego’;

4) Para dar continuidade, é necessário incluir o número de requerimento de seguro desemprego, informado pela empresa e dar continuidade no processo conforme indicado no aplicativo.