Correio dos Campos

Combate ao Coronavírus recebe inscrições de bolsistas em Telêmaco Borba

2 de abril de 2020 às 14:47
(Divulgação/Luciane Navarro)

UEPG – A Universidade Estadual de Ponta Grossa coordenará o polo Telêmaco Borba contra o Coronavírus. O edital da Fundação Araucária prevê a contratação imediata de profissionais e estudantes da área da saúde para o município, que passou a compor o quadro de cidades contempladas no Programa de Projetos Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus, do Governo do Estado do Paraná.

Segundo Miguel Arcanjo de Freitas, Diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI-UEPG), “serão destinadas 8 vagas para enfermeiros, 8 vagas para técnicos de enfermagem e 4 vagas para médicos. O valor da bolsa depende de cada área de atuação”. O processo de seleção dos bolsistas será realizado mediante inscrição na página http://setipr.net.br/covid19/. O critério de escolha ocorrerá de acordo com a ordem cronológica de inscrição para aqueles que atenderem aos requisitos do edital. O prazo encerra em 02 de abril.

No edital original, das 22 Regionais de Saúde do Paraná, apenas 10 foram contempladas. A ampliação visa garantir que a Secretaria de Saúde tenha equipes extensionistas em outros municípios, devido ao potencial de propagação do Covid-19. O documento também incluiu na lista o Sistema Prisional do Estado do Paraná, para a conscientização e diagnóstico dessa população.

As cidades listadas inicialmente já iniciaram os atendimentos nas centrais de informação, nos postos de fronteira e nas unidades de saúde, com o reforço das equipes. No programa, a UEPG coordena as atividades extensionistas dos polos de Ponta Grossa, Curitiba (e região metropolitana) e Paranaguá.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).