Correio dos Campos

Professora da UniSecal defende com sucesso Doutorado em Comunicação e Linguagens

Docente já tem novos planos para escrever artigos e iniciar novas investigações científicas dentro do campo de estudo da área da Comunicação
1 de abril de 2020 às 16:39
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – A professor do curso de Jornalismo da UniSecal, Giovana Montes Celinski, defendeu com sucesso o Doutorado em Comunicação e Linguagens. Ela desenvolveu a Tese ‘O formato websérie e a circularidade das narrativas literárias: Jane Austen no universo digital 2.0’ e a defendeu na última segunda-feira, 30 de março, via plataforma Skype, por conta da quarentena causada pela COVID-19. A mais nova Doutora realizou a pós-graduação stricto sensu na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Segundo Giovana, durante a pesquisa de doutoramento ela analisou duas adaptações de romances da escritora inglesa Jane Austen: The Lizzie Bennet Diaries e Welcome to Sanditon. “Investiguei as características desse formato audiovisual (websérie), os recursos de imersão e mobilização participativa, assim como as inovações desse processo de adaptar um clássico da literatura para outros formatos no contexto da web 2.0”, explica a docente.

Após quatro anos de estudo, a professora enfatiza a sensação de dever cumprido. “Sinto uma alegria imensa de concluir esse ciclo. Foi um longo processo de aprendizado e amadurecimento científico”, relata Celinski. Ainda sobre a área acadêmica, Giovana já tem novos planos. “Pretendo escrever artigos relacionados com a pesquisa de doutorado e, também, iniciar novas investigações científicas dentro do campo de estudo da área da Comunicação”, finaliza a nova Doutora, que também faz parte da Academia de Letras dos Campos Gerais.

Jornalismo UniSecal

A graduação em Jornalismo da UniSecal tem nota 4 no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (o MEC avalia de 1 a 5). Com a maioria dos professores doutores e mestres, desde o primeiro período os alunos contam com aulas práticas, desenvolvendo as competências profissionais dos estudantes e os preparando para o mercado de trabalho.

Além disso, o curso de Jornalismo conta com Laboratórios de Informática, Rádio e Telejornalismo, que contribuem para a preparação acadêmica dos alunos. Ainda há o Jornal Laboratorial Nova Pauta, tanto em material impresso como on-line. Dessa forma, os materiais criados pelos estudantes podem ser acessados pela comunidade.