Correio dos Campos

CreaJr-PR aproxima estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional

Programa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão
26 de março de 2020 às 18:13
(Divulgação/Crea-PR)

COM ASSESSORIAS – Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR segue o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Profissional Confea/Crea-PR (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

No Paraná, os membros dirigentes dividem-se em oito Comissões Acadêmicas Regionais (CARs), conforme as oito Regionais Administrativas do Crea-PR. Na comissão da Regional Ponta Grossa, que compreende a região dos Campos Gerais, o coordenador é o gerente do Crea-PR Ponta Grossa, Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno.

Dos 32 cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências existentes na região, oito deles estão representados por um titular e seu suplente no Programa, com mandato de dois anos. “Proporcionalmente ao número de cursos, a Regional do Crea-PR Ponta Grossa é uma das mais ativas no Estado, graças ao relacionamento que temos com as coordenações dos cursos e ao trabalho que desenvolvemos nos últimos 16 anos”, comenta o gerente.

Entre as instituições de ensino com representação junto ao CreaJr estão a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no curso de Engenharia Civil; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Engenharia de Produção; a Faculdade Jaguariaíva (FatiFajar), nos cursos de Engenharia Florestal e Civil; a Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb), nos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção e Química e, mais recentemente, o curso de Agronomia, da UEPG.

“Os estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências podem se inscrever gratuitamente no CreaJr, receber informações sobre os cursos promovidos pelas entidades de classe, ter acesso ao simulador de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), podem participar de eventos com mesa redonda, com profissionais do mercado, entre outros. Os dirigentes também podem promover palestras com a participação do Crea-PR, para a apresentação do sistema e legislação profissional e sobre ética”, explica.

No Paraná, são 6 mil membros cadastrados no CreaJr-PR. Os eventos do programa geram horas complementares, importantes para os acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de Registro de atividade Técnico-Acadêmica (RTA); e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do CreaJr-PR, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.

A acadêmica do curso de Engenharia Química, da Fateb, Anaisa Lourenço da Silva, que é membro dirigente do CreaJr e representante na Comissão Acadêmica Estadual do CreaJr, visualizou a importância do programa após participar de uma palestra realizada pelo gerente do Crea-PR Ponta Grossa. “A possibilidade de desenvolver a liderança, de me aproximar de grandes líderes e de enxergar o mercado de trabalho com outros olhos me atraíram”, reforça.

A visão é compartilhada pela acadêmica do curso de Engenharia Florestal, Bruna Reducino Peres Ribeiro, da FatiFajar, que também é membro dirigente do programa. “O CreaJr nos permite ter um visão de como será nossa atuação quando formos profissionais, nos dá noção sobre o mercado de trabalho, além de possibilitar o contato com profissionais da área que estão atuando ativamente”, conta. Além disso, ela acredita que esse contato reforça a importância de ser uma profissional ética, possibilita conhecer o Sistema, as leis que regem a profissão e, o mais importante, participar e lutar por melhorias.

O programa

O CreaJr-PR é aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível técnico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.

Benefícios

Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a:

– impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, que concede descontos em cursos ofertados por algumas entidades de classe parceiras
– banco de estágios – constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar; e também as vagas de estágio do CIEE;
– memorial de experiências – para emissão de RTAs;
– publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR;
– participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.

Como participar?

Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR (https://creajrpr.wordpress.com/) ou entrar em contato com o gerente do Crea-PR Ponta Grossa, Vânder Della Coleta Moreno, no telefone (42) 3219-5300. Em tempos de isolamento social, para o combate ao Covid-19 (novo coronavírus), as reuniões presenciais estão suspensas preventivamente até 5 de abril. Mas, as demais atividades de cadastro e serviços on line estão funcionando normalmente.