Correio dos Campos

Campanha contra H1N1 inicia na segunda-feira (23)

Público-alvo, idosos acima de 60 anos e funcionários da saúde, deverão procurar um dos 13 pontos de vacinação, das 9h às 16h
20 de março de 2020 às 18:41
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Inicia na próxima segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra H1N1. Neste ano, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do departamento de Atenção Primária e do setor de Imunização, realizará a aplicação das vacinas fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O público-alvo, para a primeira etapa, serão os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores de saúde.

A FMS estará recebendo a população em nove escolas municipais, no Parque Ambiental (Container da Saúde), espaço saúde ao lado da UBS Egon Roskamp (Santa Paula) e na Rodoviária, em fluxo semelhante a “drive thru”, ao todo serão 13 pontos de imunização. “A estratégia adotada para iniciar a campanha foi de extra muro, ou seja, utilizando locais próximos das UBS, além de outros pontos de apoio. Nós consideramos que as UBS com sala de vacina não iriam comportar esta campanha frente ao risco aumentado para o Coronavírus nesta população, também sabemos que estarão atendendo muitos pacientes sintomáticos respiratórios”, explica a enfermeira, Daniele Fabian.

De acordo com dados oficias da Prefeitura cerca de 32.900 idosos e 8.437 trabalhadores da saúde deverão se imunizar na primeira fase. Todos os pontos vacinarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. “Em todos os lugares que haverá vacinação terá uma equipe técnica orientando a população e organizando os idosos de maneira que todos fiquem distanciados, no mínimo 1,5 metros”, comenta Daniele.

Toda pessoa com 60 anos ou mais, deverá portar documento de identificação oficial com foto e carteira de vacina, já os trabalhadores de saúde deverão estar munidos de documento oficial com foto, carteira de vacina e comprovante de vínculo ou identidade profissional. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para imunizar o grupo de risco. É importante que a população alvo seja consciente e procure os locais para se vacinar e prevenir contra a gripe”, destaca Daniele.

Confira os locais de vacinação: