Correio dos Campos

UBS terão mudanças no formato de atendimento a partir de terça-feira

Para diminuir risco de contágio do coronavírus, a FMS estabeleceu novo fluxo de atendimento nas unidades, cancelando algumas ações e reforçando algumas medidas
16 de março de 2020 às 17:41
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O departamento de Atenção Primária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estabeleceu, nesta segunda-feira (16), o novo fluxo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). As medidas foram direcionadas aos profissionais de saúde no período da tarde, a fim de que sejam aplicadas a partir de terça-feira (17).

“O novo fluxo de atendimento foi estabelecido devido à necessidade de diminuir o risco de contágio do Covid-19, e atender com qualidade e rapidez aos pacientes que apresentarem sintomas do novo coronavírus”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

As principais indicações feitas aos profissionais de saúde são de orientar os pacientes enquanto aguardam para atendimentos; realizar uma avaliação criteriosa com os que apresentarem sintomas do vírus; disponibilizar máscaras para os sintomáticos; evitar a divulgação de informações oficiais nas redes sociais (já que frequentemente essas informações serão atualizadas); e manter a limpeza frequente dos banheiros e desinfecção de superfícies.

A intenção da reunião feita com os agentes de saúde foi de prepará-los para lidar com a pandemia que atinge o mundo atualmente. Dessa forma, os pacientes que apresentarem sintomas de tosse, febre, congestionamento nasal e dificuldades de respiração podem procurar as UBS para que os atendimentos sejam realizados. A partir da avaliação primária feita nas unidades, os profissionais dirão se os pacientes serão levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou se deve ir para a casa e ficar em isolamento até que resultados de exames estejam prontos.

Nesse caso, há atividades rotineiras das UBS que serão mantidas e outras canceladas. As ações canceladas momentaneamente a partir de terça-feira são: consultas médicas e de enfermagem eletivas; preventivo; puericultura; atendimentos odontológicos; solicitação de exames que não são prioritários; grupos (como orientações, caminhadas, biodança etc); colegiados e locorregionais; visitas domiciliares por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionista e assistente social; e consultas eletivas de nutrição.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária da FMS, Julita Rentschler, o objetivo, nesse caso, é “dar prioridade aos atendimentos que previnam o contágio do novo coronavírus, levando em conta a capacidade de disseminação que o vírus possui”.

Já as atividades mantidas nas UBS são: ações do 5º dia para as mães e bebês; consultas de pré-natal e de pacientes com condições crônicas, que necessitam de receitas; visita domiciliar do médico/enfermeiro; coleta de exames; eletrocardiograma; dispensação de medicamentos; vacinas e curativos.

Conforme Julita, as visitas dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde também continuam, mas há cuidados que precisam ser levados em conta. “Há a determinação de que que os profissionais não entrem nos domicílios, façam as visitas em ambiente aberto, e respeitem a distância de um metro da população atendida”, enfatiza a coordenadora da Atenção Primária.

Todas essas medidas devem entrar em vigor por tempo indeterminado, até que a situação do vírus esteja controlada. Há 54 UBS existentes no município. O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.