Correio dos Campos

Procapg inicia a qualificação de até 15 mil pessoas a partir desta segunda (16)

Programa de Capacitação Profissional e Digital inicia a distribuição das chaves de acesso aos cursos em evento na Escola da Qualificação Profissional
13 de março de 2020 às 16:58
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, realiza solenidade que dá início ao “Programa de Capacitação Profissional e Digital – Procapg”, com a distribuição das primeiras 250 chaves de acesso para os mais de 30 diferentes cursos à distância. As qualificações são destinadas a jovens e adultos que tenham interesse em conhecer ou aprender mais sobre tecnologias da informação e outros segmentos digitais.

Ao todo, o programa municipal disponibilizará 3 mil chaves de acesso, permitindo com que até 15 mil pessoas realizem os cursos de aperfeiçoamento, uma vez que cada chave fornece o acesso para que até cinco membros de uma mesma família realizem as atividades e recebam certificações individuais. Os participantes cadastrados têm acesso a todos os cursos. Os conteúdos ficam disponíveis durante as 24 horas por dia, sete dias por semana, podendo ser acessados no dia, hora e em qualquer local.

As primeiras 250 chaves de acesso serão distribuídas durante a ação, a partir das 09h na Escola da Qualificação Profissional, localizada na Estação Arte, no Parque Ambiental. Para receber a validação, é necessário levar cópias do RG, CPF e do comprovante de renda. Cada pessoa pode retirar apenas uma chave de acesso, e compartilhar o uso com até mais quatro pessoas da família.

A entrega dos outros 2.750 acessos inicia ainda na próxima semana, através da Escola da Qualificação Profissional. O calendário com os dias e horários será divulgado durante o evento. Para a realização dos cursos é necessário que o participante possua acesso à internet. Todo curso finalizado garante um certificado com as horas de estudo concluídas.

“A população, muitas vezes, tem dificuldade em se colocar no mercado de trabalho pela falta de capacitação ou mesmo conhecimentos básicos. Por isso criamos um programa que contempla tanto aquele público que precisa ser incluído digitalmente, com os treinamentos mais básicos, ou aqueles que buscam por aprimoramento. Com acesso facilitado a cursos gratuitos, esperamos que tenham mais condições de disputar uma oportunidade no mercado de trabalho”, aponta o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.

Cursos

Básicos: mouse e teclado; digitação; Windows 7/8/10; introdução à informática; Word; Excel; Power Point; antivírus; gravação de mídias; Internet; compactadores de arquivos; YouTuber.

Avançado: Corel Draw; Photoshop; InDesign; lógica de programação; HTML; Dreamweaver; Flash; Criação de aplicativos para Android; MySQL; Animate; MAC OS X.

Profissionalizantes: Gestão em Administração; Gestão em Secretariado; Gestão em Contabilidade; Telemarketing; Departamento Pessoal; Marketing; Como falar em público; Conquiste um bom emprego; Marketing Pessoal; Calculadora HP-12C; Robótica.