Correio dos Campos

Aluna de Letras da UniSecal lança livreto de poemas

Gosto pela Literatura surgiu durante o curso de Letras; estudante contribui com o cenário literário da região dos Campos Gerais
13 de março de 2020 às 12:41
Tanise e o livreto ‘Até a Alma ficar nua’.

COM ASSESSORIAS – A acadêmica do curso de Letras da UniSecal, Tanise Sutil, lançou um livreto nesta quinta-feira, 12 de março. Intitulado ‘Até a Alma ficar nua’, a obra aborda as relações entre os corpos e os mais variados sentimentos que os atravessam, trazendo a visão da mulher e o desejo, tudo com um toque de sensualidade e sensibilidade. O evento de lançamento aconteceu em um Pub do município ponta-grossense.

O livreto foi lançado pela Olaria Cartonera, produtora de livros artesanais da cidade de Ponta Grossa (PR) liderada por Marco Aurélio de Souza e Felipe Teodoro. As obras são produzidas artesanalmente, com capas de papelão. A produção de Tanise é parte da coleção Fundo de Vale, integrada por poetas ponta-grossenses e da região dos Campos Gerais. No momento a coleção tem nove autores, sendo uma antologia por autor.

Gosto pela Literatura

A aluna conta que estudar Letras na UniSecal ajudou a instigar o gosto pela área literária. “No decorrer do curso, mostrei aos professores alguns poemas que escrevia e eles sempre me incentivaram a continuar. E por acaso, o que seria apenas uma atividade complementar do curso, fez surgir ali uma grande oportunidade”, relembra a autora.

Dessa forma, por meio das atividades extensionistas da UniSecal, Tanise teve a ideia de criar um livreto em setembro de 2019, durante a 38ª Semana Literária do Sesc Ponta Grossa. Ela participou como ouvinte de uma mesa-redonda realizada por dois escritores ponta-grossenses. Ao final do evento, ela comentou que um dia gostaria de expor seus poemas e, assim, foi convidada pelos editores da Olaria Cartonera. Mais tarde, ela enviou seu material para avaliação e foi selecionada para as primeiras publicações de 2020.

Estreando como autora, Tanise comenta sobre a sensação de lançar o livreto. “É uma imensa felicidade poder ser reconhecida por aquilo que faço. E também sou muito grata por estar dando tudo certo, sei que este é o primeiro passo para a carreira tão sonhada por mim”, explica a jovem poetisa.

Para garantir a obra de Tanise é preciso acessar a página (https://www.facebook.com/olariacartonera/) da Olaria Cartonera e solicitar o livreto ‘Até a Alma ficar nua’.