Correio dos Campos

UEPG abre inscrições para o PSS

9 de março de 2020 às 12:36
(foto: UEPG)

Abriram no domingo, 1º de março, as inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2020 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A taxa é de R$ 78,00 para o PSS I e II e de R$ 41,00 para o PSS III.

Os candidatos que estejam cursando o ensino médio em escola pública e comprovem carência econômica familiar podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo termina no dia 20 de março e os detalhes podem ser conferidos no edital de isenção.

Na quarta-feira (04), o coordenador da CPS da UEPG, Edson Luís Marchinski, realizou uma palestra com orientações sobre o Processo Seletivo aos alunos das primeiras séries do Colégio Agrícola Augusto Ribas. “Uma das novidades para 2020 é que a Universidade abrirá dois períodos para a inscrição dos candidatos no PSS. O primeiro começou neste mês de março e termina no dia 30 de março e o segundo inicia dia 1º e segue até 30 de agosto”, conta Marchinski.

“Decidimos fazer isso após a solicitação de alguns colégios. Com um prazo no início do ano, o candidato poderá estudar mais para as provas do PSS, tendo assim uma meta, um objetivo a ser cumprido no final do ano”, explica o coordenador.

As provas para todas as etapas do PSS 2020 serão aplicadas no dia 22 de novembro, em 19 cidades paranaenses. Os locais serão divulgados a partir de 22 de outubro no site da CPS.

Obras literárias

As obras literárias indicadas para a primeira etapa do PSS são: “Auto de São Lourenço”, do Padre José de Anchieta; e “Sonetos e Outros Poemas”, de Manuel Maria Barbosa du Bocage. Para a segunda etapa: “Melhores Poemas”, de Castro Alves; e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.

E para o PSS III, os livros apresentados são: “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Obra Completa”, de Murilo Rubião; “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; “Toda Poesia”, de Paulo Leminski; e “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus.

Fonte: UEPG