Correio dos Campos

Sepam realiza 1° Encontro de Alunos Olímpicos

9 de março de 2020 às 14:37
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Colégio Pontagrossense Sepam realizou, na última quarta-feira (04), o 1° Encontro de Alunos Olímpicos. O evento reuniu pais e 32 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, que participaram de olimpíadas em 2019, com o objetivo de mostrar a importância dessas competições científicas e o que elas representam na vida escolar dos estudantes.

O Sepam participa desse tipo de competição desde 2012, quando iniciou a cultura das maratonas olímpicas no universo das escolas privadas. “Desde então o Colégio vem sendo representado de forma brilhante pelos nossos alunos”, observa o diretor do Sepam, Osni Mongruel Júnior.

Uma dinâmica uniu pais e filhos na resolução de 10 questões que foram abordadas nas olimpíadas em 2019, como forma de os familiares conhecerem um pouco sobre essas provas. Por fim, ocorreu a entrega de camisetas personalizadas, confeccionadas exclusivamente para os alunos olímpicos.

Danilo Beltrame, aluno da 3ª série do Ensino Médio, participa das olimpíadas desde o 5° ano do Ensino Fundamental. Ele já conquistou seis medalhas de ouro na OPMAT, três ouros na OBA; ouro, prata e bronze na OPRM e prata e bronze na OBMEP. “Olimpíada é um desafio, é ir além do resultado”, acredita Danilo.

Manuella Schade, de 12 anos, sempre contou com o apoio dos pais para participar de olimpíadas. “Essa participação contribui para o desenvolvimento intelectual da Manuella. Ela também participa de competições esportivas”, conta o pai, Marcio Schade.

Para a aluna olímpica Yasmin Czervenny Shoemberger, da 1ª série do Ensino Médio, as olimpíadas trazem além de conhecimento muita experiência aos alunos. O primeiro ouro dela foi na Canguru de Matemática.

A preparação dos alunos olímpicos do Sepam acontece durante as aulas do período regular com reforço no contraturno quando a data da competição está próxima. Atualmente, o Colégio tem estudantes participando da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM), Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OPMAT), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), Canguru de Matemática Brasil (a partir do 4° ano do Ensino Fundamental) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

As competições olímpicas contribuem para a entrada de alunos em algumas universidades. Desde 2019, a Universidade de São Paulo (USP) oferece vagas “olímpicas” para alunos com medalhas em competições científicas como as de Matemática, Física e Química. O estudante que opta pela vaga olímpica não precisa fazer os testes tradicionais, basta apresentar os prêmios e o histórico escolar.