Correio dos Campos

Hospital Universitário da UEPG oferece curso de Libras para profissionais da saúde

6 de março de 2020 às 14:33
(Divulgação/UEPG)

UEPG – Funcionários da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Hospital Universitário da UEPG podem se inscrever em um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) específico para profissionais da saúde. As inscrições estão abertas até 13 de março e as aulas iniciam em 16 de março. O curso, que trata de conversação específica, aborda uma seleção de assuntos e temas correntes sobre a área da saúde, para o aprendizado de vocabulário específico e simulação de atendimento em Libras.

O curso compreende aulas teóricas e práticas, de imersão cultural, com dinâmicas e debates com 20 horas/aula presenciais e 20h de estudo dirigido a partir da indicação de temas, com livros, vídeos e matérias. Durante as aulas teóricas, serão abordados temas diversos, desde a recepção ao paciente e/ou familiar surdo, história, cultura e depoimentos de surdos sobre inacessibilidade comunicacional. Nas aulas práticas, os alunos poderão aprender a realizar os sinais no contexto de saúde e nas interações que ocorrem durante a aula.

As aulas acontecem às segundas-feiras pela tarde, com duração de uma hora, e as lições foram elaboradas a partir das necessidades dos profissionais atuantes no Hospital Universitário. Os docentes são as coordenadoras do curso, um professor surdo e profissionais da área da surdez convidados para expor suas vivências.

São ofertadas 25 vagas para o nível básico e 14 vagas para o nível intermediário, destinado aos funcionários que concluíram o curso básico em 2019. As inscrições são pelo site https://hucursos.apps.uepg.br/ e não têm custo.