Correio dos Campos

‘Programa de Qualificação Internacional’ inicia dia 16 com a viagem dos participantes para República Tcheca

Programa tem como objetivo abrir as portas de empresa internacionais para convênios de qualificação estudantil
5 de março de 2020 às 15:31
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Está agendada para a segunda-feira (16), a viagem dos 20 estudantes que realizarão intercâmbio de um ano na República Tcheca, através do Programa de Qualificação Internacional (PQI), firmado entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e indústrias do país europeu. O programa tem como objetivo abrir as portas de empresas nacionais e internacionais, já instaladas ou não município, para convênios de qualificação estudantil. O primeiro aperfeiçoamento internacional do município será em parceria com Tatra Motors e Brano Group, empresas que trabalham na implantação de indústrias em Ponta Grossa.

Os 20 escolhidos saíram de um processo seletivo com 125 estudantes de instituições públicas e privadas que estavam de acordo com as condições do programa: matriculados nos cursos de ensino superior em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica-Eletrônica e Produção a partir do 4º ano, ou 7º período; fluência comprovada em inglês e currículo de acordo com o modelo proposto pela comissão. Todos os inscritos que cumpriam com os requisitos foram entrevistados em inglês pelo representante das empresas contratantes e das instituições de ensino superior. A seleção final ficou sob responsabilidade das empresas contratantes.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, o Programa de Qualificação Internacional trata-se de um iniciativa muito importante para todos os ponta-grossenses. “Estamos caminhando para novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional desses jovens, que ao retornarem poderão permanecer trabalhando nas empresas e estarão qualificados para novas oportunidades. Além disso, o primeiro intercâmbio abrirá espaço para que outras indústrias criem programas semelhantes”, ressaltou.

Durante visita à cidade e oficialização do programa, em julho do ano passado, os representantes da Tatra Motors e da Brano Group informaram que desejam recepcionar o prefeito de Ponta Grossa e os estudantes escolhidos para oficialização do início da primeira turma do PQI. Durante todo o intercâmbio, os participantes vão receber bolsa auxílio e despesas de estadia e alimentação custeadas pelas empresas contratantes. A Prefeitura de Ponta Grossa custeou as passagens dos selecionados.

O estudante de Engenharia Mecânica, Marcelo Augusto Alves Pinto, é um dos selecionados e vai para a cidade de Koprivnice, onde atuará na Tatra Motors. “Quando soube da seleção, não pensei duas vezes pois sempre quis uma experiência internacional um pouco mais longa”, explica. O intercâmbio funcionará em um programa de “job rotation”, onde os estudantes passarão por diversas áreas dentro da empresa. “Vou começar em uma área técnica, mas colegas vão para vendas e produção. Pessoalmente, tenho um passado trabalhando com design, e espero poder aplicar um pouco da experiência nesse projeto”, informou Marcelo.