Correio dos Campos

Lar das Vovozinhas recebe 900 quilos de alimentos do Feira Verde

A ação faz parte de um convênio entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro, de doar quinzenalmente alimentos para a entidade provenientes de trocas do Feira Verde
4 de março de 2020 às 17:34
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grosssa – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (SMAPA) entregou na tarde desta quarta-feira (4) 900 quilos de alimentos para o Lar das Vovozinhas Balbina Branco. A iniciativa faz parte de uma das ações do programa Feira Verde, que em parceria com o Exército Brasileiro, realiza quinzenalmente a doação de hortaliças, frutas e legumes para a entidade.

A parceria firmada entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro surgiu em 2016, por meio de um convênio, que prevê que, semanalmente os militares juntem materiais recicláveis, para que aos sábados as equipes do Feira Verde os troquem por alimentos. Os órgãos participantes são a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, o 13º Batalhão de Infantaria Blindada e o 3º Regimento de Carros de Combate (RCC).

A dinâmica funciona da mesma forma que as trocas feitas nos bairros da cidade. A cada quatro quilos de recicláveis, o cidadão tem direito a um quilo de alimento. Os mantimentos que são provenientes dessa troca posteriormente são doados para o Lar das Vovozinhas, entidade escolhida para ser a receptora das doações. A entrega realizada nesta quarta-feira foi a primeira do ano.

Para a assistente social da entidade, Bianca Schoemberger, as doações realizadas pela Prefeitura e pelo Exército são essenciais para o Lar, pois garantem que a verba da instituição seja utilizada para outros fins. “Se não fosse essa parceria, nós teríamos que comprar semanalmente alimentos nos mercados. Agora nós não precisamos nos preocupar com isso e investimos o dinheiro que temos em outros setores. Sem contar que alimentos garantem saúde aos idosos pelo fato de eles serem naturais”, destaca Bianca.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, esteve presente na entrega dos alimentos. Na ocasião, juntamente com outros integrantes da SMAPA, foi realizada uma visita nas alas do Lar, a fim de conhecer a unidade e conversar com os idosos que ali se encontram.

Segundo Bruno, a ação foi importante para reafirmar a importância do Feira Verde para o município. “Os alimentos que doamos em conjunto com o Exército para o Lar são provenientes da agricultura familiar da nossa cidade. Na terça-feira firmamos a parceria com 161 agricultores, através da assinatura dos contratos para a realização do programa em 2020. Todo esse ciclo do Feira Verde tem vários benefícios e a doação que fizemos no Lar assegura o compromisso que temos com a questão social também. Vir aqui para participar deste momento é emocionante, principalmente por ver o cuidado que os velhinhos recebem e as necessidades que possuem”, alega o secretário.

O Coronel Flávio, da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada também foi à visita e ressaltou o compromisso que o órgão tem com as questões sociais. “A iniciativa de doar alimentos traz benefícios para eles e para nós. A alimentação é a base da sustentação da vida humana e vir aqui conhecer a realidade dos idosos é uma lição de vida para nós”, diz o Coronel.

Atualmente, o Lar das Vovozinhas tem aproximadamente 50 idosas. Uma que estava presente durante a entrega dos alimentos é Maria Ferreira, 95 anos. A mulher se mostrou contente com a visita realizada e ficou agradecida pelos donativos recebidos. “Me sinto mais viva quando recebo visitas, ainda mais se forem pessoas acolhedoras. Nós sempre recebemos alimentos e isso é muito bom. Queria que mais pessoas viessem aqui nos conhecer”, comenta Maria.