Correio dos Campos

CDEPG realiza reunião ordinária de fevereiro

Assuntos sobre mobilidade urbana foram debatidos pelos conselheiros
21 de fevereiro de 2020 às 08:52
Foto: reprodução

COM ASSESSORIAS – O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) realizou nesta semana, a segunda reunião ordinária de 2020, na sede da Associação comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Diversos temas foram discutidos como as eleições da diretoria do órgão, as entidades que integrarão a Câmara Técnica Temporária de Mobilidade Urbana, os parklets e o Estar Digital.

Foi colocado em debate e votação a análise de viabilidade de deliberação sobre estudo da Câmara de Saneamento efetuado no final de 2019 sobre a minuta de contrato enviada pela Sanepar ao Município. Ocorreu um consenso entre os conselheiros de que o estudo será apreciado pelo Plenário em momento oportuno, dado que o atual contrato ainda se encontra vigente.

As eleições para a Mesa Diretora do CDEPG também foi tema de debate e com o consenso de todos presentes, foi registrada a chapa composta por Wilson Souza de Oliveira, representando os Veículos de Comunicação, para a presidência;  Priscilla Garbelini Jaronski, representando os Sindicatos Patronais, para a vice-presidência; Leonardo Puppi Bernardi, representante da ACIPG, como 1º secretário; e Rafael Gustavo Mansani, representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEAPG), como 2º secretário. A eleição acontece no dia 25 de março em reunião plenária do CDEPG.

Os conselheiros discutiram também as entidades que poderiam participar da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana, que entre outras atribuições discutirá o novo contrato concessão do Transporte Coletivo. Foram definidas para compor entidades de classe como a ACIPG, AEAPG e a FIEP, a UEPG e outras instituições de ensino superior que contem com cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, o IPLAN e a AMTT.

A utilização das vagas e calçadas com parklets e o Estar digital também foram assuntos debatidos pelos conselheiros. Quanto aos parklets foi definido que o assunto deveria ser melhor discutido e que representantes do município deveriam ser ouvidos sobre o tema. Já em relação ao Estar Digital, foi apontado que por se tratar de uma iniciativa inovadora, com diversas novidades e recursos, a Prefeitura deveria fazer uma campanha publicitária educativa, quanto ao atualizado modelo de estacionamento regulamentado digital.

Para o presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, a reunião cumpriu com os objetivos pela pertinência dos temas abordados, mas principalmente por avançar quanto a Câmara Técnica Temporária de Mobilidade Urbana. “Entre os assuntos discutidos na pauta desta reunião, dois deles tanto dos parklets, quanto do estacionamento regulamentado são relacionados a mobilidade urbana, o que juntamente com o transporte coletivo justifica a criação de um suporte técnico para o CDEPG”, finaliza Oliveira.