Correio dos Campos

UPA realiza atividade para conscientizar população sobre as ISTs

Aproximadamente 500 motoristas e pedestres foram abordados e receberam orientações
20 de fevereiro de 2020 às 15:25
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Carnaval está chegando, momento de descontração e alegria para muitos foliões. Mas, além da festa, é necessário ter consciência e cuidar da saúde. Com a intenção de multiplicar informações e passar orientações, a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Paula realizou uma blitz educativa para os motoristas e pedestres que passam pelo local. O foco da atividade foi nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na ação foram entregues preservativos e folders para comunidade. “É mais uma maneira de chamar a atenção e repassar informações sobre as doenças que podem ser transmitidas. Nós fazemos trabalhos internos e externos na UPA, sempre auxiliando em campanhas de conscientização e prevenção à saúde. Desta vez o material pode ser levado para casa e quem sabe até discutido com os demais familiares”, destaca a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Rafaela Chiczta.

A atividade aconteceu em frente a Upa Santa Paula e cerca de 500 motoristas e pedestres receberam os materiais. “Orientação nunca é exagero, quanto mais vermos, mais falamos, e mais discutimos sobre determinados assuntos, teremos uma chance maior de acabar com doenças, ou pelo menos minimizá-las. Prevenir é sempre o melhor remédio quando se trata de saúde”, comenta a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Angela Pompeu.

As pessoas que quiserem mais informações sobre as ISTs podem procurar uma das 54 Unidade Básicas de Saúde (UBS) ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na rua Joaquim Nabuco, atrás do Shopping Palladium.