Correio dos Campos

Prefeitura divulga programação de 2020 do programa Feira Verde

As atividades do Feira Verde iniciam na próxima segunda-feira (17)
10 de fevereiro de 2020 às 17:25
Há 177 pontos de troca espalhados pela cidade. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), divulgou nesta segunda-feira (10) o calendário de trocas do projeto Feira Verde para 2020. Neste ano são 177 pontos de troca espalhados pela cidade. A programação inicia-se na próxima segunda-feira (17). Para conferir a programação completa e os locais dos pontos de troca, clique aqui.

De acordo com o diretor do Feira Verde, Izidorio Campos, há a inclusão de mais um novo ponto de troca no programa, na região do Mezomo 2, uma das novidades da edição de 2020.

“O pessoal do programa fica sempre atento para observar novas regiões onde seria importante terem os pontos de troca. Tentamos observar se há bairros que concentram uma quantidade expressiva de material reciclável jogados em locais inapropriados e as regiões de vulnerabilidade econômica. Quando verificamos a existência desses locais, estudamos a viabilidade de inserir o bairro no programa. Foi o que aconteceu com o Mezomo 2”, explica Izidorio.

Esse período de recesso entre dezembro e fevereiro foi importante para a manutenção dos veículos e renovações de contratos de entrega de hortifrútis dos produtores rurais. Neste ano, três caminhões trafegarão por regiões diferentes diariamente para atender a população. Cada veículo é gerido por uma equipe de cinco ou seis funcionários públicos do município, que são responsáveis por realizas as trocas.

O Feira Verde estimula a troca de materiais recicláveis por alimentos cultivados pelos produtores rurais do município. Dentro do programa há também o ‘Passe Verde’, que promove a troca dos recicláveis por vale transporte. A cada quatro quilos de material que pode ser reutilizado, o cidadão tem direito a um quilo de alimento. Já para quem deseja realizar a troca por vale transporte, a quantia é de oito quilos de material reciclável por uma passagem de ônibus.

Conforme o diretor do Feira Verde, cerca de 160 produtores rurais contribuem para a entrega dos alimentos. Aproximadamente 700 pessoas por dia participam das trocas, o que rende uma média de 13,5 quilos diariamente de materiais recicláveis, que são destinados posteriormente às quatro associações de recicláveis de Ponta Grossa.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município, Bruno Costa, o programa Feira Verde é uma importante ferramenta para estimular a produção e a promoção do escoamento da safra dos pequenos agricultores de Ponta Grossa e possibilitar a destinação correta dos materiais recicláveis. O secretário também ressalta que beneficia os consumidores com alimentos de qualidade, a custo zero.

“O dinheiro que investimos na compra dos alimentos beneficia três causas ao mesmo tempo: a de incentivar os pequenos produtores dando a garantia de que terão lucro com os alimentos cultivados, a de melhorar o meio ambiente incentivando a reutilização do material reciclável e também a área econômica e social. Isso porque as pessoas com baixa renda econômica conseguem ter acesso a alimentos de qualidade ou vale transporte apenas trocando os materiais recicláveis. É um programa que rende muitos frutos para a cidade”, destaca Bruno.

Para estimular as trocas, os caminhões e as equipes ficam em determinado bairro por uma hora. Simultaneamente, três regiões são atendidas, já que há três grupos de trabalho diferentes. A partir de março, cada bairro será atendido quinzenalmente.

Confira o cronograma

No dia 17, as equipes atenderão as seguintes regiões:

8h: Panamá, Costa Rica e Parque Nossa Senhora das Graças (escola);

9h: San Martin, Londres e Parque Nossa Senhora das Graças (praça);

10h: Lagoa Dourada 1 e Padre Roque

11h: Lagoa Dourada 2

13h: Tropeiro, Jardim Primavera e Atlanta

14h: Rubini 1, Rubini 2 e Tânia Mara

15h: Dalcol, Paraíso e Santa Mônica