Correio dos Campos

Prefeita assina abertura de licitação para revitalizar rua Fernandes Pinheiro

O teto orçamentário para a realização das obras é de R$ 347.270,11
5 de fevereiro de 2020 às 17:41
A reconstituição da via compreende o espaço entre o cruzamento das ruas Benjamin Constant e 12 de outubro. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta quarta-feira (5), a prefeita interina de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, assinou a abertura do processo licitatório para a revitalização da rua Fernandes Pinheiro, prolongamento do calçadão da rua Coronel Cláudio, no centro da cidade.

O projeto de revitalização foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) e supervisionado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (Smip). A revitalização proposta pelo Iplan compreende uma área de três quadras, que fica entre o cruzamento das ruas Benjamin Constant e 12 de outubro. O teto orçamentário para a realização das obras é de R$ 347.270,11. O serviço planejado envolve a retirada do asfalto atual, que foi colocado sobre paralelepípedos, e a aplicação de uma camada paver, que é um pavimento considerado ecológico.

“O paver é permeável e ecologicamente correto. Ele tem boa vida útil e filtra boa parte da água. O projeto é ótimo, considerando que o pavimento atual está degradado e gera muitas reclamações”, ressalta o secretário interino da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Manoel Marcelo Martins.

Para a prefeita em exercício, o passo dado para a revitalização é importante para a cidade, levando em conta o espaço que a rua Fernandes Pinheiro compreende. “A rua é vital para o centro de Ponta Grossa, principalmente porque faz parte do quadrilátero histórico. Se a Estação Saudade foi restaurada, nada mais justo do que revitalizar também a rua Fernandes Pinheiro”, diz Elizabeth Schmidt.

De acordo com o projeto, a área que será revitalizada continuará sendo utilizada para o tráfego de veículos e a estimativa de execução da obra é de 60 a 90 dias, assim que iniciada. “No momento, estamos no processo de elaboração do edital de licitação. Dentro de 45 dias já vamos estar licitando”, sustenta Manoel.

A proposta atual de revitalização atende inicialmente a reconstituição da via. No entanto, conforme a prefeita, o intuito é que ainda neste ano sejam desenvolvidos projetos para a melhora da iluminação e a inserção de floreiras no local.