Correio dos Campos

Frei Fábio assume  Paróquia São Francisco     

Posse foi a primeira das cinco previstas na diocese
28 de janeiro de 2020 às 14:41
Frei Fábio é nascido em Guarapuava. Sua família veio acompanhar a posse. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O ano iniciou com algumas mudanças nas paróquias da diocese. Algumas comunidades ganharam novos vigários e párocos. É o caso das paróquias Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Saúde, de Ponta Grossa, e Senhor Menino Deus, de Piraí  do Sul. A primeira dessas posses aconteceu no último domingo (26) na Paróquia São Francisco, onde o frei Fábio Júnior de Deus assumiu como pároco no lugar do frei  Luís Augusto Galvão, ambos da Congregação dos Freis Menores Missionários. Na mesma celebração, frei Ailton Santos de Castro assumiu como vigário.

A missa de posse foi concelebrada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi e contou com a participação do clero local e da Diocese de Rondonópolis (MT) e de diáconos. Frei Fábio tem 38 anos e nove anos de sacerdócio. É nascido em Guarapuava e estudou no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (Ifiteme), de Ponta Grossa.Nessa época, segundo ele, fez trabalho pastoral junto a coroinhas e a Infância Missionária. “Depois, fui ao Mato Grosso, a pedido da congregação, para a Diocese de Rondonópolis, onde fiquei por nove anos. Voltei em 2018 e permaneci dois anos como vigário, aqui, ao lado do frei Luís. Já conheço a comunidade e a diocese. Quero permanecer junto, ser Igreja, ser comunidade, ajudar o povo”, comentou.

Ao comparar as duas dioceses – Rondonópolis e Ponta Grossa – frei Fábio citou que os mato-grossenses são festeiros, abertos e acolhedores, em função do próprio clima. “Nossa diocese caminha para essa abertura, disposta sempre a acolher e eu desejo caminhar junto com aquilo que é as diretrizes da diocese, com as características de cada um,  unir ao todo aquilo que é particular, e, eu trago um pouco do meu particular”, adiantava. A leitura dos decretos de nomeação de posse de cada frei ocorreu logo no início da celebração. Após a homilia do bispo, o pároco recebeu as chaves da igreja, do sacrário, os símbolos do Batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência.

Na sequência, diante do bispo, frei Fabio fez a leitura do Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé. Os Freis Menores Missionários estão há mais de 40 anos na comunidade.

Mudanças

                  De acordo com dom Sergio, as mudanças nas paróquias acontecem todos os anos, algumas em função das congregações religiosas, que estão na diocese, como foi o caso do frei Fábio Júnior. “Os superiores provinciais ou gerais comunicam ao bispo a transferência que estão necessitando fazer e, portanto, vem novos párocos nas paróquias confiadas a esses religiosos”, justificou, destacando que, entre as administradas pelo clero diocesano, são poucas as mudanças de párocos. “São mais de vigários paroquiais, que são padres mais jovens e é bom que assumam experiências diversificadas. Estão mudando de uma paróquia para outra a fim de ter essa possibilidade de servir e de conhecer todos os municípios da diocese”, acrescentou o bispo.

Ainda segundo o bispo, as pastorais também acabaram sofrendo mudanças. “O importante é saber que a presença de Jesus não muda, mas a presença das pessoas traz os carismas, as qualidades, os talentos que cada um tem, e, com isso o povo sai ganhando porque vem novidades”, enfatizou dom Sergio. As datas das posses dos novos párocos serão divulgadas pelas paróquias e no perfil oficial da diocese no Facebook. Ao longo desse semestre, poderá haver outras transferências.

 

Padres/ Freis Funç    
Evandro Luis Braun Pároco Santa Rita de Cássia Ponta Grossa
Thiago Ingenchki Pároco Sr Menino Deus Piraí do Sul
 Fábio Junior de Deus Pároco São Francisco Ponta Grossa
João Jorge Nogueira Costa Pároco N Sra da Saúde Ponta Grossa
Alexandre  Antônio Nogueira Pároco N Sra do Rosário Ponta Grossa
Daniel Farago Vigário Sr Menino Deus Piraí do Sul
 Roberval Mulhstedt Vigário Sr Menino Deus Piraí do Sul
Alexandre Spena Regueira Vigário N Senhora da Luz Irati
Rodrigo Ribas Vigário N Sra Per. Socorro Irati
Rafael Moreira Vigário Menino Jesus Reserva
Evaldo Gomes Junior Vigário N Sra dos Remédios Tibagi
Sandro José Brandt Vigário São José Ponta Grossa
Kleber Alexandre Pacheco Coord. Past . Vocac

E Setor Juventude

  Ponta Grossa
Osvaldo Pinheiro   São João Batista Canutama (AM)