Correio dos Campos

Missão Solidária: São José recebe jovens voluntários

Cerca de 80 alunos vão realizar atividades solidárias durante uma semana na região
24 de janeiro de 2020 às 12:54
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro, a cidade de São José recebe a 15º Missão Solidária Marista (MSM). Organizada pela Rede Marista de Colégios e pelo Marista Escolas Sociais, a jornada de voluntariado promove ações, oficinas e revitalização em espaços da cidade.

Durante a semana eles vão participar de formações e atividades que fortalecem a educação para solidariedade. De acordo com o responsável pela Missão Solidária Marista, Bruno Socher, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e dialógico, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Desde  2005, o Grupo Marista já realizou missões voluntárias em 48 localidades, que contaram com a participação de mais de dois mil jovens. Atualmente, o grupo está presente em alguns desses locais com o Marista Escolas Sociais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, oferecendo educação gratuita e de qualidade para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Educação para solidariedade

Os estudantes que são das cidades de Curitiba, Dourados, Guaraqueçaba, Joaçaba, São Bento do Sul e Ponta Grossa vão realizar as atividades que buscam formar e refletir sobre a comunidade. A missão solidária realizará visitas à comunidade, oficinas gratuitas, revitalização da Marista Escola Social Santa Mônica e CMEI Martinho Lutero. De acordo com o coordenador da Missão Solidária Marista em Ponta Grossa, Olavo Chicoski, a experiência de voluntariado é uma marca profunda na vida dos jovens participantes. “Trata-se de uma vivência capaz de despertar a sensibilidade social para as necessidades sociais atuais e, contribuir na luta pelo bem comum em todos os espaços em que esses jovens estiverem presentes”.