Correio dos Campos

Pais dão dicas para escolher o colégio para os filhos

20 de janeiro de 2020 às 14:16
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – O ano letivo se aproxima e surge a dúvida de como escolher uma boa instituição de ensino para os filhos. Os questionamentos são comuns tanto aos pais de primeira viagem quanto aos que mudam de cidade por exemplo.

Foi justamente a mudança de endereço, do Rio de Janeiro (RJ) para Ponta Grossa (PR), que levou a veterinária, Rosane Pereira da Silva percorrer várias escolas até encontrar uma que melhor atendesse os seus requisitos em termos de educação.

Rosane, que está em Ponta Grossa desde 2018, conta que como não conhecida nada no município fez uma pesquisa prévia e o que mais lhe chamou a atenção foi o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o número de alunos aprovados em universidades públicas através do Colégio Pontagrossense Sepam.  “Este foi o ponto primordial”, conta.

Mas a busca pelo colégio ideal não parou por aí. Rosane lembra que pesquisou através do site como o colégio funcionava, o que oferecia além das atividades curriculares e como era a estrutura. “Vi que o Sepam oferecia o quero para os meus filhos, além de uma educação forte”, lembra.

Quando mudou para Ponta Grossa, Rosane foi conhecer as dependências das escolas. “O Sepam foi o colégio que melhor me recebeu, por eu migrar de outro estado eles me acolheram muito bem e tiraram todas as minhas dúvidas e até hoje quando tenho um problema estão prontos para ajudar”, afirma Rosane que tem dois filhos na instituição.

Artista plástica, Elis Regina da Silveira Bertoncini deixou Londrina há 16 anos para morar em Ponta Grossa. Como na época atuava como pedagoga resolveu, junto com o marido, elaborar uma lista com nove perguntas para diretores de cinco escolas da nova cidade. “O que me chamou a atenção foi que o Sepam se preocupava com a parte cognitiva e queríamos uma escola que se preocupasse com o todo, mas, principalmente, com o cognitivo”, lembra Elis, mãe de três filhos, sendo dois já universitários. “Hoje eu te dou o retorno deste trabalho cognitivo através dos meus filhos mais velhos (23 e 18 anos). O João Pedro estuda em Londrina e está se formando em Engenharia Elétrica e no primeiro ano da faculdade conseguiu estágio e nós ouvimos do chefe dele que ele seria empregado porque tem um bom desenvolvimento em grupo e facilidade para a leitura e isto porque escolhemos um colégio que se preocupa com o cognitivo”, conta Elis.

A artista plástica observa que ao longo destes 16 anos o Sepam agregou ao ensino. “A minha filha fez High School e o João Pedro não, mas porque não tinha na época dele. A cada ano o Colégio aumenta a oferta de atividades, que meu filho de 11 anos, por exemplo, vai fazer”, avalia Elis.

Em 2019 o Sepam comemorou 80 anos e pelo nono ano consecutivo ficou em primeiro lugar no Enem em Ponta Grossa e na região. No Paraná é o 10º colocado geral (provas objetivas). Em 2019, novamente foi do Sepam o maior número de aprovações em Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O Colégio é o único presente em todas as listas de resultados de Medicina desde a criação do curso. Foram 35 primeiros lugares em todas as áreas ofertadas pela Universidade no último Vestibular de Verão e PSS da UEPG. Ao todo, mais de 20 alunos que ainda estão cursando o 2° ano do Ensino Médio foram aprovados no Vestibular da UEPG de 2019.