Correio dos Campos

Ponta Grossa tem primeiro parklet autorizado e instalado em vaga de estacionamento

15 de janeiro de 2020 às 15:29
Primeiro parklet de Ponta Grossa foi instalado na Rua Engenheiro Schamber (Foto: Rafael Poyer/RPC Ponta Grossa)

Após quase quatro anos de regulamentação, a cidade de Ponta Grossa teve o primeiro parklet implementado em uma vaga de estacionamento no Centro do município. O espaço começou a funcionar na sexta-feira (10).

Os parklets são espaços voltados para o lazer com bancos, tradicionalmente de madeira, instalados em vagas de estacionamento. Os espaços já existem em outras cidades do Paraná, como Maringá, no norte, e Curitiba.

Em Ponta Grossa, a instalação dos espaços foi autorizada em 2016 por meio de uma lei municipal. A primeira estrutura autorizada foi instalada na Rua Engenheiro Schamber.

Segundo a prefeitura, quem solicitar a licença para instalação de um parklet é responsável pela construção e manutenção do local. A licença da vaga de estacionamento é concedida pela própria prefeitura e tem duração de um ano, podendo ser renovada.

O empresário Thiago Bochinia é dono de uma hamburgueria e foi o responsável pela instalação do primeiro espaço na cidade. Ele contou que a construção do parklet ajudou no negócio, já que ele não pode colocar mesas na calçada.

“A gente consegue ampliar o espaço do local, então foi sensacional para nós, disse”.

Normas
Para a instalação o solicitante precisa cumprir com algumas normas. Conforme a lei, o parklet só pode ser instalado a 15 metros da esquina. O espaço também precisa ser sinalizado com refletores luminosos.

Conforme a prefeitura, os parklets são espaços públicos. Por isso, quem quiser utilizar o espaço não precisa necessariamente ser cliente do estabelecimento que solicitou a instalação.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa disse que pode negar a licença de um parklet caso o espaço possa prejudicar o trânsito e o estacionamento no local solicitado.

Fonte: G1