Correio dos Campos

Terminam amanhã as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão Pública

7 de janeiro de 2020 às 14:31
Foto: Aline Jasper

COM ASSESSORIAS – Termina nesta quarta-feira (08) o prazo de inscrições do Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Pública. Os interessados precisam acessar o Edital disponível no site da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pagar a taxa de R$ 150.

“A residência é uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, por meio de uma especialização gratuita e da experiência profissional, e ainda recebendo bolsa”, enaltece o vice-reitor da UEPG, professor Everson Krum. Ele complementa que a participação da UEPG na organização do curso é um reconhecimento da qualidade dos serviços ofertados pela Propesp, Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) e Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

Segundo o assessor da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná, Décio Sperandio, que atua como coordenador do Programa de Residência Técnica em nível estadual, o objetivo é ampliar a prática acadêmica e pedagógica de profissionais paranaenses, promovendo melhorias na administração de órgãos e serviços públicos. “O programa contribui para o aperfeiçoamento profissional, preparando técnicos para atuar em processos de planejamento, organização e controle de atividades que dão sustentação administrativa para atividades-fim de órgãos públicos”, destaca.

Podem participar do Processo Seletivo profissionais graduados entre março de 2017 e março de 2020. O Edital contempla 18 áreas de atuação profissional, oriundas de diferentes campos do conhecimento. Ao todo, estão sendo ofertadas 486 vagas, na modalidade de educação a distância (EaD), distribuídas em sete polos: Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, e Maringá que abrangem 25 municípios paranaenses.

O curso de pós-graduação oferta mais de 400 vagas com bolsa-auxílio de R$ 1,9 mil e tem duração de dois anos, com previsão de início em março de 2020 e término em março de 2022. Nesse período, os estudantes devem cumprir carga horária prática de 30 horas semanais. A prova será realizada no dia 9 de fevereiro, e o resultado será divulgado em 14 de fevereiro.

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL – Administração; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Direito; Serviço Social; Psicologia; Informática; Jornalismo; Arquitetura; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Ambiental; Secretariado Executivo; Pedagogia; Artes; Ciências Sociais; Letras; Turismo.

POLOS E CIDADES – Escola de Gestão: Curitiba e Paranaguá; UEPG: Ponta Grossa; Unioeste: Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Toledo, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon; UEM: Maringá, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Cianorte, Paranavaí, Umuarama, Ivaiporã e Apucarana; UEL: Londrina; Uenp: Cornélio Procópio, Jacarezinho e Bandeirantes; Unicentro: Guarapuava, Pitanga, Irati e União da Vitória;

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA TÉCNICA – Programa do Governo do Estado do Paraná, amparado pela Lei nº 16.020, de dezembro de 2008, que tem como objetivo qualificar servidores públicos estaduais e habilitar profissionais de diferentes áreas. Coordenado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o programa é desenvolvido em parceria com as universidades estaduais e secretarias de Estado.