Correio dos Campos

Nova lei federal beneficiará egressos de Serviço Social

Foram quase 20 anos de luta dos Conselhos de Assistência Social e Psicologia para aprovação da Lei Federal
19 de dezembro de 2019 às 17:12

COM ASSESSORIAS – Foi publicado há poucos dias no Diário Oficial da União, a Lei 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Essa é uma boa notícia para os profissionais das duas áreas, que serão presenças ainda mais constantes nos ambientes escolares nos próximos anos.

Conforme o texto que regulamentou o serviço, assistentes sociais farão parte de “equipes multiprofissionais”, com o intuito de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Agora os governos têm um ano para se adaptar à regra. “A promulgação da Lei é uma grande conquista para a Política de Educação Básica. A educação é um Direito Social previsto na Constituição e cabe ao Serviço Social viabilizar, entre outros aspectos, o acesso a esse direito social, bem como a permanência dos alunos nas escolas”, explica a coordenadora de Serviço Social da UniSecal, Fabiana Trentini.

A coordenadora ressalta que em Ponta Grossa (PR) a tendência é aumentar a inserção do(a) Assistente Social nas equipes multidisciplinares nas escolas públicas e que “o(a) Assistente Social, em conjunto com a equipe multiprofissional, pode contribuir na identificação e na formulação de respostas para o enfrentamento das diversas violações de direitos que permeiam o cotidiano dos estudantes, familiares e comunidade”.

Quase duas décadas de luta

Para que a lei fosse aprovada, foram quase 20 anos de luta dos Conselhos de Assistência Social e Psicologia. As primeiras discussões são de 2001, em um Encontro Nacional. Depois disso, foram feitas mobilizações políticas junto a deputados e senadores e por último, mesmo com um veto presidencial à iniciativa, o Legislativo devolveu o veto e atendeu ao pedido dos profissionais da área.

O curso na UniSecal

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) conta com 29 graduações e uma delas é a de Serviço Social. Com aulas presenciais e uma duração de quatro anos, o curso da UniSecal visa formar assistentes sociais capazes de planejarem e executarem políticas públicas e programas sociais voltados ao bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.

Quem forma no curso pode atuar em diversos campos e instituições da sociedade, desenvolvendo políticas e programas sociais em âmbito privado, governamentais e não governamentais e em áreas como: Saúde, Assistência Familiar, Reabilitação, Sistemas Penitenciários, Previdência Social, entre outros ambientes.

Vestibular Agendado

Para ingressar no curso, uma das opções é o ‘Vestibular Agendado’. As provas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 9h30 e 20h, e aos sábados, das 9h30 às 11h30. Sem nenhum custo, os interessados podem agendar o processo seletivo no site da UniSecal (https://unisecal.edu.br/) ou no telefone da Central de Relacionamento da instituição: (42) 3220-6700. O número é o mesmo para ligações ou mensagens via WhatsApp.

Além disso, há a possibilidade de ir até a UniSecal – Campus Barão do Cerro Azul, agendar a prova e, logo em seguida, realizá-la. O resultado do ‘Vestibular Agendado’ sai em até 24h.