Correio dos Campos

Aeroporto Sant’Ana recebe avião do GEIV para aferições do IFR e PAPI

Equipamentos foram previamente aprovados. Confirmação oficial deve acontecer nos próximos dias
16 de dezembro de 2019 às 14:26
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Neste final de semana, o Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo, popularmente conhecido como Aeroporto Sant’Ana, recebeu o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), aeronave que afere e inspeciona os equipamentos de auxílio à navegação aérea do país, para dar continuidade ao processo de homologação do procedimento de voo por instrumento (IFR) e do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI).

Em outubro, representantes da área de cartologia da Instrução de Comando da Aeronáutica (ICA), realizaram atividades no Aeroporto Sant’Ana para oficialização do PAPI e IFR. Na ocasião, os responsáveis fizeram a topografia do aeródromo e as demarcações necessárias, para que neste sábado (14) e domingo (15) o GEIV realizasse as atividades de aferição e certificação dos instrumentos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Neste final de semana recebemos o GEIV 04 para atestar se as cartas de aproximação do Aeroporto Sant’Ana estão de acordo e tanto o IFR quanto o PAPI foram previamente aprovados. Demos mais um passo para diminuir a alternância dos voos e fornecer mais segurança para o pouso de aeronaves. Outra notícia importante para o fim de ano e para a prospecção de novos voos com outras companhias aéreas”, explicou o superintendente do aeródromo, Victor Oliveira.

O responsável pelo aeroporto reforçou ainda que o procedimento foi realizado em três etapas diferentes de voos e é o último processo de verificação para a aprovação dos equipamentos. A expectativa é que a confirmação seja feita nos próximos dias através do Diário Oficial da União. Para tanto, na próxima quarta-feira (18), o superintendente do Aeroporto Sant’Ana e o prefeito Marcelo Rangel deverão ir ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), no Rio de Janeiro, para dar continuidade a publicação da certificação.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), José Loureiro, com as certificações, o objetivo é ampliar a movimentação de passageiros e aeronaves no aeródromo. “Foram dois dias de muito trabalho, mas no final fomos bastante elogiados pelo major responsável pela missão, que mencionou que Ponta Grossa tem o melhor aeroporto do Brasil administrado por uma Prefeitura, e os resultados demonstram isso. De janeiro a novembro de 2019, recebemos mais de 47 mil embarques e desembarques de passageiros, valor relativamente superior que no mesmo período do ano. Com as aferições em dia e os novos voos que receberemos em breve, a intenção é que esse número seja ainda mais no próximo ano”, explicou.