Correio dos Campos

Tiragem especial de obra infantojuvenil promete envolver as crianças

13 de dezembro de 2019 às 16:03
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Instituto Pegaí Leitura Grátis encerra o ano de 2019 com uma tiragem especial de cinco mil exemplares da obra “Como calar a boca de um dragão?”, do escritor João Paulo Hergesel. Esse é o quinto livro impresso pela entidade no ano, totalizando 25 mil exemplares que são colocados à disposição de novos leitores, em locais públicos, por meio das 65 estantes espalhadas em 14 cidades do estado do Paraná.

Para a impressão, o livro ganhou nova diagramação e uma ilustração exclusiva, feita por Alessandro Fonseca. A história promete prender a atenção dos pequenos leitores com personagens que fogem ao convencional e que estão conectados à internet. Vale destacar que a obra já foi reconhecida com o prêmio SESC-DF 2012, de melhor texto infantojuvenil. Mas, segundo o autor, a nova tiragem tem um alcance diferenciado. “Sem dúvidas é uma forma de popularizar meu livro. Com essa impressão especial, essa história chegará a milhares de leitores de uma só vez e de forma gratuita”, afirma Hergesel.

Ações como essa são realizadas através do apoio de empresas que acreditam na missão do Pegaí, de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros, além de recursos vindos da campanha “Transforme seu cupom sem CPF em leitura”. Para o coordenador do Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, a doação de cupons do programa Nota Paraná resulta em um significativo impacto social. “Com a conscientização das pessoas em exigir o seu cupom fiscal e, nos casos em que não se coloca o CPF, optar pela doação, nós ampliamos o acesso à leitura. De cupom em cupom, conseguimos chegar a cinco mil livros impressos”, destaca. O Instituto GRPCOM, a rádio CBN e as empresas Aparas Adriana e Huhtamaki foram as patrocinadoras desta edição exclusiva da obra.

Além do título “Como calar a boca de um dragão?”, o Instituto Pegaí Leitura Grátis imprimiu outras quatro obras ao longo desse ano. São elas: A Nuvem Floquinho, da autora Isa Colli; Desolação, do autor Di Marcanti; O Fantasma da Vila Hilda, escrito por Simone Pedersen; e O Marquês de Rábico, de Monteiro Lobato, que é o primeiro livro da série Aproxima – uma iniciativa do Pegaí para alcançar leitores apaixonados por grandes clássicos da literatura.

ESTANTE PEGAÍ – ESPECIAL DE NATAL

As obras com tiragem especial feitas pelo Instituto Pegaí, além de outros títulos disponibilizados pelo projeto, podem ser encontrados e retirados para leitura na Vila Encantada do Papai Noel, no interior da casa da Mamãe Noel, no Parque Ambiental.