Correio dos Campos

Grupo de pacientes troca experiências através de ‘Roda de Conversa’

Os encontros acontecem duas vezes por mês e todos os usuários e familiares podem participar
13 de dezembro de 2019 às 14:54
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realiza, desde o início do ano, encontros de pacientes e familiares de todas as patologias atendidas pelo serviço (HIV, Hanseníase, Hepatite, entre outras), duas vezes por mês. A atividade é acompanhada por psicóloga e assistente social e hoje se tornou um projeto de Roda de Conversa.

A Roda de Conversa é uma metodologia participativa que se utiliza da escuta e circulação da palavra, assim como do uso de técnicas que facilitam a comunicação e reflexão sobre o tema proposto. “Através da Roda de Conversa, ocorre a comunicação no grupo, onde os participantes podem ouvir a si mesmos, escutar uns aos outros e trocar entre si. É uma vivência de acolhida, aprendizado e partilha de experiências”, explica a psicóloga Edilvana Maria Graff.

O Grupo de Roda de Conversa tem por objetivo principal oportunizar espaço de comunicação reflexiva e terapêutica sobre temas pertinentes ao contexto de saúde integral, relacionando-os ao contexto de vida das participantes na promoção de saúde e qualidade de vida. “Também visa incorporar e implementar uma perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase no cuidado continuado, humanizado e integral em saúde”, completa a assistente social, Maria Cristina Nack Buss.

Os encontros são realizados nas quintas-feiras às 9h. O Projeto terá continuidade no ano de 2020 devido aos resultados alcançados na primeira edição. “Foi possível perceber que através das conversar melhorou a adesão ao tratamento, o fortalecimento de vínculos, a oportunidade de desenvolvimento psicossocial, aprendizagem de estratégias e habilidades na resolução de problemas em diferentes contextos, utilizando conhecimentos disponíveis para enfrentar situações novas e inesperadas, tais como trabalhar em equipe, mostrar-se solidário, respeitar e valorizar os outros, atuar na comunidade em busca da sua melhoria e transformação e gerenciar seu desenvolvimento pessoal”, destaca Edilvana.