Correio dos Campos

Escola municipal realiza feira de diversidade cultural

13 de dezembro de 2019 às 17:35
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta sexta-feira (13) a Escola Municipal Edgar Sponholz realizou uma feira cultural em homenagem aos imigrantes do estado do Paraná chamada ‘Somos todos da mesma terra’. Objetivo da atividade foi contribuir com a formação humana das crianças e incentivar a empatia e respeito pelas diversidades culturais encontradas no estado do Paraná. Além da feira, as crianças participaram de oficinas de origamis e fizeram apresentações de danças típicas dos imigrantes paranaenses.

Alana Gabriele Malkut, 09 anos, conta que a turma aprendeu sobre os povos italianos, portugueses, africanos, entre outros. Ela acredita que saber sobre as origens de cada pessoa pode tornar o mundo melhor. “Existe muita briga por todo lugar, muita discriminação, muitas coisas ruins acontecendo. Assim a gente pode saber de algumas coisas e valorizar as diferenças”, resume ela.

Segundo a professora do 4º ano, Márcia Alves o projeto é interdisciplinar, ou seja, foi aplicado em várias disciplinas do currículo escolar. A feira foi desenvolvida com as três turmas do quarto ano, que trabalharam em sala a diversidade étnica-racial. “Nós trouxemos esse tema para demonstrar a nossa diversidade e mostrar que somos formados por todos estes povos”, explica.

Para a Secretária Municipal de Educação Esméria de Lourdes Saveli, o evento mostrou aos pais que as crianças aprendem também sobre a formação humana, disciplina que ensina o respeito pelas mais diversas culturas e ideologias. “Isso é muito bonito, porque as crianças consolidaram e mostraram todo este conhecimento adquirido durante o ano nas matérias de história e geografia. Além disso, as crianças não aprendem somente a parte teórica, mas também tiveram acesso as danças e comidas típicas e tudo isso apareceu hoje no evento”, comenta a Secretária Esméria, que esteve presente prestigiando a ação.