Correio dos Campos

Prefeitura inicia Semana da Qualificação Profissional amanhã (09)

Serão realizadas atividades voltadas ao mercado de trabalho e empregabilidade com empregadores e candidatos a vagas de emprego
9 de dezembro de 2019 às 17:56
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Entre os dias 10 e 12 de dezembro, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), realiza a Semana da Qualificação Profissional, evento que reunirá gestores de recursos humanos, estudantes de cursos técnicos, do ensino superior e interessados em aperfeiçoamentos sobre empregabilidade e mercado de trabalho.

Nesta terça-feira (10), a programação prevê um brainstorming sobre recursos humanos com os responsáveis pelas contratações em Ponta Grossa, que debaterá sobre gestão de comportamentos internos, potencialização do capital humano e as demandas dos profissionais que as empresas precisam. Já na quarta-feira (11), as atividades são voltadas para os estudantes, com um debate sobre empregabilidade e grade curricular, com foco nos desafios encontrados pelos estudantes para ingressar no mercado de trabalho. Na quinta-feira (12), os participantes da Semana de Qualificação Profissional terão à disposição uma palestra sobre empregabilidade, mercado de trabalho 4.0 e psicologia do trabalho. Toda a programação será realizada na Escola da Qualificação Profissional, localizada na Estação Arte, no Parque Ambiental.

De acordo com o coordenador do evento, Nilton Bahls, o objetivo da Semana é reunir em um único espaço os diferentes setores que participam do processo de empregabilidade no município. “A proposta é conversar com as empresas de recursos humanos para conhecer as demandas e perfis de profissionais que o mercado precisa, repassar essas informações para os estudantes que buscam uma oportunidade de trabalho, e ofertar a possibilidade de qualificação para os interessados, através das palestras que realizaremos”, explicou.

Para o secretário da SMICQP, José Loureiro, a Semana de Qualificação Profissional contempla as atividades realizadas pela pasta durante todo o ano. “Em 2019, foram realizados mais de 6.300 aperfeiçoamentos gratuitos por intermédio da Secretaria e que tiveram como objetivo fomentar o mercado de trabalho e a empregabilidade em Ponta Grossa. A expectativa é ampliar esse número no fim do ano, proporcionando também mais oportunidades para a população que busca um novo emprego”, informou.

PROGRAMAÇÃO

10 – das 08h30 às 11h30:

Braistorming sobre recursos humanos;

11 – das 13h às 17h:

Empregabilidade x Grade Curricular: desafios encontrados pelos estudantes para ingressar no mercado de trabalho;

12 – das 08h30 às 11h30:

Palestra com o coordenador de Tecnologia e Inovação no Campo da Indústria do Sistema FIEP, Tiago Felipe do Nascimento, sobre empregabilidade e mercado 4.0 e com a MBA em Gestão e Liderança Avançada de Pessoa, com Lana Furtado, sobre Psicologia do Trabalho Ligado ao Mercado 4.0.