Correio dos Campos

Praça Manoel Ribas passará por processo de revitalização

9 de dezembro de 2019 às 16:21
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Após a concorrência que definiu a empresa responsável por realizar as obras de revitalização da rua Conceição, outro processo licitatório será realizado para que mais um ponto da cidade também receba melhorias. Trata-se da praça Manoel Ribas, que recentemente passou a ser chamada por alguns munícipes de praça dos food trucks.

A licitação para contratação de empresa especializada para execução de obras e serviços visando a revitalização da Praça Manoel Ribas, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, será no próximo dia 19, com início às 9h15, na modalidade de tomada de preço e com valor máximo de R$ 435.949,54. Ela acontece no Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, sede do Prefeitura de Palmeira.

Para o prefeito Edir Havrechaki, a praça Manoel Ribas merece receber a obra de revitalização devido ao grande aumento de número pessoas que passaram a frequentar a mesma. “A praça Manoel Ribas é um local que reúne muitas pessoas diariamente. Isso se intensificou ainda mais após o local virar um ponto em que food trucks se reúnem para comercializar seus produtos, além das pessoas que praticam esportes na praça, em especial na quadra de futebol society. O movimento na praça foi aumentando ao passar dos anos e o local nunca recebeu as devidas melhorias. Com essa obra de revitalização queremos levar conforto e segurança para quem vai na praça para lanchar, para os esportistas, para os estudantes e as demais pessoas que circulam por ela durante o dia, já que a mesma também fica localizada ao lado de duas escolas e uma unidade de saúde”, destacou o prefeito.

A praça irá apresentar novas características para oferecer conforto e segurança aos usuários. A pavimentação, por exemplo, receberá novas áreas com piso em concreto tipo paver e a faixa frontal da praça, na rua Jesuíno Marcondes, será rebaixada ao nível da rua, para que os food trucks possam estacionar.

As plantas existentes serão mantidas e protegidas em canteiro por meio de baixas muretas de tijolos. Já a faixa plana junto ao alambrado da quadra de grama sintética será nivelada com a declividade da praça, prolongando a área de utilização dos usuários.

Algumas áreas receberão coberturas feitas com chapas de alumínio. A estrutura estará disposta de forma radial, em arco, respeitando o centro da praça. A iluminação pública existente sofrerá alterações, com a substituição dos postes do tipo republicano serão por novas luminárias com LED.

Um pedido dos esportistas que utilizam a praça também será atendido. Trata-se da implantação de vestiários para uso feminino e masculino. Cada instalação será composta por vaso sanitário, chuveiro e lavatório.