Correio dos Campos

Câmara Federal debate a participação da Mulher no Futebol

Seminário foi proposto pelo deputado Aliel Machado e terá participação da assessora do Operário, Bianca Machado
9 de dezembro de 2019 às 17:00
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 10, um seminário para discutir o futebol feminino. “A mulher no Futebol”, proposto pelo deputado federal Aliel Machado (PSB), será dividido em quatro painéis com os temas; Desenvolvimento do Esporte, Futsal feminino, Inclusão e participação da Mulher e a Mulher Fora das Quatro Linhas, do qual fará parte, a convite do deputado, a assessora de imprensa do Operário Ferroviário, Bianca Machado.

Na opinião de Aliel, a hegemonia do futebol enquanto prática desportiva no Brasil é apontada por diversos autores, jornalistas e cronistas brasileiros. “Trata-se de uma paixão nacional que transcende o lazer, gera empregos, desenvolvimento econômico, influi na pauta jornalística e até política, e atrai o olhar para temas sensíveis da sociedade, como a questão de gênero”, explicou.

Para a assessora do Operário, é importante destacar a participação da mulher fora das quatro linhas. “É fundamental debater o papel das mulheres no esporte como um todo, quem está na gestão, jogadoras, treinadoras e também quem está fora, como na imprensa esportiva. Estou certa de que iremos ter boas ideias e discussões para que tenhamos cada vez mais mulheres participando do esporte”, avaliou Bianca.

Ainda de acordo com a jornalista, o ano foi muito positivo para o Esporte. “Esse foi um ano muito marcante para a representação da mulher no esporte por conta da Copa do Mundo de futebol Feminino, que fez crescer o interesse que as pessoas tem na modalidade”, destacou Bianca.

“O futebol feminino cresce no mundo todo, e o Brasil precisa acompanhar essa tendência. Precisamos que as meninas, ao iniciarem sua carreira no futebol, saibam a quem recorrer e tenham a chance de alimentar seu sonho de virar jogadora profissional, assim como os meninos. Temos a maior jogadora da história da modalidade”, destacou Aliel.

Nos Estados Unidos e na Europa o futebol feminino é mais desenvolvido e vem se fortalecendo em diferentes países. “Tendo em vista que o Brasil se candidatou a ser sede do mundial feminino em 2023 , é importante saber quais são os planos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a modalidade”, concluiu.

O Seminário será realizado no auditório Freitas Nobre, a partir das 14h. Entre os convidados do painel coordenado pelo parlamentar ponta-grossense estão Giseli Amantino, presidente da Comissão Feminina do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Flávia Seifert, Gestora de Contratos do Futebol de Base do Club de Regatas Vasco da Gama e Fernanda Colombo, escritora e ex-árbitra,