Correio dos Campos

Prefeitura garante passagem da Maria Fumaça de Natal em Ponta Grossa; veja percurso

Locomotiva passará por bairros de Ponta Grossa na sexta-feira (6) a partir das 20h. Reunião acertou detalhes do apoio da Prefeitura de Ponta Grossa
3 de dezembro de 2019 às 12:12
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Uma reunião na segunda-feira (2) entre Prefeitura de Ponta Grossa e Rumo Logística acertou os últimos detalhes para a passagem da Maria Fumaça de Natal nos trilhos que cortam a cidade. A atração ocorrerá na sexta-feira (6) a partir das 20h. Ao todo, serão 15 quilômetros de percurso.

A locomotiva transportará quatro vagões iluminados, sendo uma iniciativa da Rumo Logística, concessionária da ferrovia. É a primeira vez que Ponta Grossa receberá a atração.

De acordo com a Rumo Logística, a Maria Fumaça de Natal sairá por volta de 20h do bairro Costa Rica. Ela ainda passará pelos bairros Panamá, Londres, Uvaranas, Jardim Paraíso e São Francisco. Em todos existirão pontos de visualização.

A Vice-Prefeitura de Ponta Grossa auxiliou na articulação para que a Maria Fumaça de Natal pudesse ser mais uma das atrações durante as festas de fim de ano à população.

“O projeto Rumo ao Natal já acontece e quando soubemos da possibilidade de vir a Ponta Grossa, fizemos questão de articular isso para trazer o espírito natalino às comunidades da cidade por onde o trem passará. Tenho certeza que essa tradição vai aflorar o amor pelo Natal na população”, comentou a vice-prefeita Elizabeth Schmidt.

A atração ainda conta com apoio da Guarda Municipal, que fará a segurança às margens dos trilhos; da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), responsável pela interdição de parte das ruas sobre os viadutos para garantir a visualização da população por onde o trem passará; e da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), que cederá um caminhão pipa com capacidade de 8 mil litros de água para fazer o vapor da locomotiva durante o percurso.

Para 2019, a Maria Fumaça recebeu restauração. A locomotiva usada neste ano é de 1884, sendo fabricada nos Estados Unidos. Ela foi uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba.