Correio dos Campos

UniSecal participa do primeiro encontro de ‘Investidores Sociais’

Rede de Investidores Sociais tem a previsão de iniciar em 2020 e tem como objetivo organizar, apoiar e fomentar investimentos sociais na região
29 de novembro de 2019 às 10:33
Diversas entidades participaram do primeiro encontro na ACIPG. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – UniSecal participou na última semana, em 18 de novembro, do primeiro encontro para a criação da Rede de Investidores Sociais (RIS). A reunião aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e contou com a presença de representantes de organizações e entidades do terceiro setor. O objetivo da formação da RIS é organizar, apoiar e fomentar os investimentos sociais privados na região.

Durante a reunião, todos os representantes tiveram a oportunidade de falar sobre a empresa que representa e como elas têm contribuído em projetos sociais. A Pró-Reitora Acadêmico-Pedagógica da UniSecal, Rúbia de Andrade Aguiar, pôde especificar algumas ações desenvolvidas pela instituição como os trotes solidários, atendimento jurídico gratuito realizado pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o Projeto Falando em Família que prepara oficinas para solucionar litígios entre pessoas que procuram o judiciário e o Projeto Antares, em parceria com a ACIPG.

Além desses, a UniSecal apoia o esporte local com o Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG) e o Pyl Futsal, disponibilizando bolsas de estudo para os(as) atletas, e também oferece oficinas de Literatura Portuguesa e Inglesa para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (Cense/PG).

Investidores Sociais

De acordo com a reunião introdutória da RIS, a Rede de Investidores Sociais seguirá três propósitos:

– Apoiar: Apoio mútuo visando o fortalecimento de organizações e colaboradores que atuam no setor;
– Contribuir: Contribuir para inspirar e estimular as lideranças empresariais, bem como pessoas físicas a tornarem-se investidores sociais;
– Ampliar: Ampliar a consistência das ações realizadas em prol da comunidade, dialogando sempre com o poder público, imprensa, academia e Organização da Sociedade Civil (OSC).

Com a ideia de iniciar em 2020, a primeira reunião da RIS contou com representantes de organizações como a CCR RodoNorte/Instituto CCR, Instituto Mundo Melhor (IMM), Frísia Cooperativa Agroindustrial, Instituto GRPCOM, ACIPG e Instituições de Ensino Superior (IES).

Socialmente Responsável

A UniSecal é reconhecida como uma instituição socialmente responsável. Ela é detentora do ‘Selo de Responsabilidade Social 2019-2020’ da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e do ‘Selo Sesi ODS 2019’, que reconhece o centro universitário por suas práticas sustentáveis em prol dos 17 objetivos da ‘Agenda 2030’ da Organização das Nações Unidas (ONU).

E além disso, ainda relacionado à ONU, a UniSecal é integrante do ‘PRME Chapter Brazil’, plataforma global composta por instituições de ensino, universidades corporativas e organizações de suporte localizadas no Brasil, que compartilham da visão sobre formar lideranças responsáveis e preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade.