Correio dos Campos

Adolescentes participam de oficinas sobre HIV, IST e Gravidez

Eles fazem parte de grêmios estudantis das escolas estaduais de Ponta Grossa
28 de novembro de 2019 às 17:20
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Durante toda a manhã desta quinta-feira (28) cerca de 100 adolescentes participaram de atividades promovidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Núcleo Regional de Educação. O encontro foi elaborado para falar sobre HIV, IST (Infeção Sexualmente Transmissível) e Gravidez na Adolescência. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) passou orientações e realizou oficinas. A atividades foi para jovens de 15 a 17 anos, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), campus Uvaranas.

Foi feita capacitação sobre as ISTs, com ênfase no HIV e Aids, discutido números do cenário brasileiro e do município e tirado dúvidas dos adolescentes. “Ainda tivemos apresentações culturais, palestra sobre sexualidade e diversidade. Além disso conversas sobre preconceito, prevenção, diversidade e cuidados”, comenta o coordenador do SAE, Jean Zuber.

Esta ação foi pensada após o SAE identificar que a infecção tem crescido neste público, a primeira reunião aconteceu ano passado e a intenção é que seja mantida anualmente. “Estudos revelam que têm aumentando o número de jovens entre 15 e 19 infectado com HIV no mundo, isso fez soar um sinal de alerta. Então, fizemos uma prática diferente para conscientizar e multiplicar conhecimento”, comenta Jean.

Ponta Grossa tem poucos jovens atestados, é necessário estimular cada vez mais, pois podem estar convivendo com o vírus sem saber. “Já fizemos diagnósticos em adolescentes e observamos doenças oportunistas por isso é necessário repassar as informações, para que eles façam o teste”, explica Jean.

Além do encontro de hoje, a equipe também preparou uma atividade para os profissionais dos colégios estaduais, onde diretores, pedagogos, professores, entre outros, receberão informações que devem ser repassadas dentro das instituições de ensino. As orientações acontecerão amanhã (29), no Sindicato dos Servidores Municipais, das 8h às 12h.

Sobre os serviços de Testagem

Todos os serviços estão mobilizados para receber qualquer pessoa para testagem, tornando-se instituições mais amigáveis, os jovens ainda não se veem dentro sistema. “O adolescente já pode fazer o teste rápido sem o acampamento dos pais ou responsáveis, mas os profissionais orientam o acompanhando em caso de resultado positivo. É sempre importante que a pessoa procure canais do Ministério da Saúde, Unidade Básicas de Saúde e até mesmo o SAE”, completa Jean.

O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é centralizado no SAE, não tendo custos com exames e medicamentos. O SAE atende das 7h à 16h.