Correio dos Campos

Teatro promove cidadania para as crianças de escolas municipais

26 de novembro de 2019 às 17:48
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta terça-feira (26) a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a CCR Rodonorte apresentaram a peça teatral ‘A viagem de uma estrela’ para os alunos de cinco escolas municipais, que participam do projeto ‘Caminhos para a cidadania’.O objetivo da peça foi representar o mundo infantil e como as crianças podem contribuir para tornar a cidade um lugar de respeito as pessoas e ao meio ambiente.

A peça traz uma mensagem de como é importante ter regras na vida. Segundo a atriz Camila Biondan, que interpreta as personagens Luisa e Araraisa, a peça ajuda o aluno identificar o papel dele enquanto cidadão. “Quando a criança consegue se reconhecer nas ações do teatro, elas conseguem se espelhar e pensar como elas podem também fazer o mundo melhor com as atitudes delas”, comenta a atriz Camila da companhia teatral Via Certa.

Para as crianças o teatro foi divertido e produtivo para analisar o que eles aprendem em sala de aula. Segundo a aluna Karen Renata dos Reis Rebinski, os assuntos abordados na peça são bem conhecidos pela aluna, porque a peça trata o conteúdo trabalhado em sala. ” O projeto me ensinou a me proteger na rua. Porque se eu não olhar para os dois lados da rua e não atravessar na faixa, eu corro risco de ser atropelada e me machucar assim como já aconteceu com outras crianças”, declara Karen, aluna do 4º ano da Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida Cesar.

Desde o ínicio do ano letivo as crianças têm aprendido a respeito de cidadania dentro e fora de sala de aula. Segundo uma das coordenadoras pedagógicas do projeto, Eloísa Helena Mello, o projeto contribui para o desenvolvimento da criança como cidadã. “No projeto as crianças aprendem sobre educação, cidadania, meio ambiente, cultura, esporte, saúde segurança viária e qualidade de vida. Tudo planejado com a aprendizagem significativa, que torna o aluno protagonista de seu aprendizado”, conta a coordenadora Eloísa, presente no espetáculo.