Correio dos Campos

ACIPG se manifesta contrária a ampliação do perímetro urbano

Instituição entende que o tema deve ser debatido no Plano Diretor
26 de novembro de 2019 às 17:46
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) se manifesta contrária a aprovação dos projetos de lei 363/2019 e 364/2019, ambos de autoria do Poder Executivo, que incluem no perímetro urbano de Ponta Grossa, respectivamente, imóvel próximo à Colônia Dona Luiza, denominada Chácara Maria Augusta; e imóvel no bairro Uvaranas, próximo ao Costa Rica, denominado Chácara Bela Vista. Nos dois casos, a intenção dos proprietários é fazer o loteamento das áreas. A instituição enviará ofício para todos os vereadores, solicitando que a proposição seja retirada para vistas, pela necessidade de ampliar o debate.

O diretor de Planejamento Urbano da ACIPG, Jarbas Goes, conta que os projetos foram analisados pelo Conselho da Cidade, e que por mais que a ACIPG tenha votado contrário, o órgão deliberou a favor da inclusão das áreas no perímetro urbano da cidade. “Entendemos isto como extemporâneo em virtude de o Plano Diretor estar na eminencia de ser apresentado para a Câmara Municipal para avaliação”, explica.

O diretor da ACIPG comenta que a instituição avalia a atitude como uma inconsistência, considerando que o Município pagou para uma empresa elaborar o Plano Diretor e a posição desta empresa, juntamente com as demais discussões dentro da criação, renovação e da revisão do Plano Diretor foi de não ampliar o perímetro urbano, pelo fato da cidade contar com uma grande quantidade de lotes vazios, de vazios urbanos que precisam ser ocupados. “Em virtude disso, a ACIPG acredita que o projeto não deve ser votado neste ano para que a proposição seja melhor estudada, ou mesmo para que seja dado tempo do Plano Diretor ser encaminhado para apreciação dos parlamentares”, explica Goes.

A ACIPG enviará ofício para os todos vereadores solicitando que os projetos sejam retirados para vistas, para que tenham mais tempo para ser discutidos, considerando o Plano Diretor.