Correio dos Campos

Festival de Talentos da Educação premia alunos com bolsas de dança

22 de novembro de 2019 às 18:45
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta sexta (22) as últimas finais do VII FEST – Festival de Talentos de Canto e Dança. Todos os participantes são alunos de até 10 anos da rede municipal de Educação de Ponta Grossa. Além da premiação dos primeiros lugares, dançarinos e cantores que se destacaram ganharam bolsas de estudos de canto e dança para aprimorar seus talentos.

As apresentações, que contaram com performances e coreografias surpreendentes, empolgaram o público do Cine Teatro Ópera e demonstraram o trabalho pedagógico dos professores dos CMEIs e Escolas Municipais. Alunos e professores realizaram mais de 120 apresentações de canto individual e em duplas, corais e danças, durante os cinco dias de festival.

Em reconhecimento ao talento das crianças, foram oferecidas bolsas de estudos em escolas de dança. No total, 28 bolsas foram concedidas pelo Studio Alan Oliveira e outras 10 pelo Studio New School, além das vagas para os primeiros colocados nas audições de canto, pelo Conservatório Maestro Paulino. Equipes vencedoras também ganharam ingressos para o espetáculo ‘A Rock Story’, que será apresentado a partir do dia 05 de dezembro, no Teatro Ópera. O aluno e cantor Luiz Gustavo, da Escola Municipal Égdar Zanoni, vai gravar um DVD. Ele venceu o festival por três anos seguidos. Não só os alunos foram premiados. Professores que participaram farão especialização em dança com o estúdio Alan Oliveira, durante o período de hora-atividade.

A secretária de Educação, professora Esméria Saveli, quebrou o protocolo e afirmou ter se emocionado em diversos momentos. “Me emocionei com a participação e a entrega dos professores e dos alunos. E também por estarmos construindo uma escola pública, neste município, que é um exemplo para o Brasil. O que estamos vendo hoje foi construído nos últimos sete anos. Começamos tímidos e chegamos onde estamos hoje. Este extraordinário trabalho de arte, dança, musicalização, jamais pode ser perdido”, considera a secretária.

A Escola Municipal Marta Filipkowski de Lima conquistou o 1º lugar no Grupo III, o mais disputado. O grupo surpreendeu com a produção de máscaras e fantasias para interpretar músicas de origem africana, inspirados pelo tema de ‘O Rei Leão’. “Foi muito massa vencer! Nós fizemos o nosso melhor e tudo saiu como planejado, graças aos nossos professores José e Eliel, que nos ensinaram a dança e a interpretação dos personagens”, disse o aluno Daniel Azevedo Rodrigues.

Em segundo lugar, a aluna Wisneily Jeanrilus, da Escola Municipal Minervina França Scudlareck, descreve a sensação de se apresentar no festival. “É maravilhoso estar no palco! Ali mostramos o nosso talento e dividimos a nossa felicidade com as pessoas”, explica ela, que também ganhou uma das bolsas integrais de dança. A Escola Otacília Hasselmann de Oliveira conquistou a terceira posição. “Foi graças ao empenho das crianças e de nossa professora de Educação Física, Micheli, que conquistamos este prêmio”, agradeceu a diretora Maria Glaci Silveira Dzazio.

Premiação final

Grupo II

1º lugar: Escola Municipal São Jorge

2º lugar: Escola Municipal Loise Foltran de Lara

3º lugar: Escola Municipal Ludovico Antônio Egg

Grupo III

1º lugar: Escola Municipal Marta Filipkowski de Lima

2º lugar: Escola Municipal Minervina França Scudlareck

3º lugar: Escola Municipal Otacília Hasselmann de Oliveira