Correio dos Campos

Reunião oficializa instalação de campus do IFPR em PG

Instituto Federal do Paraná edificará instalações em área na Cidade do Conhecimento e Inovação, juntamente com a UTFPR e UEPG
21 de novembro de 2019 às 18:19
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Ponta Grossa contará com mais uma importante instituição de ensino a partir de 2020, com a implementação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Campus da IFPR de Ponta Grossa ficará instalado em área na Cidade do Conhecimento e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os detalhes foram acertados em reunião na manhã de hoje (21), com a presença do prefeito Marcelo Rangel; do secretário de Governo, Maurício Silva; do juiz federal titular da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, Antonio César Bochenek; e representantes da UTFPR, IFPR e UEPG.

“Hoje nós podemos fazer o anúncio oficial para o início do IFPR já em 2020, com aulas, com cursos sendo ofertados. Na trativa de hoje, junto com a UTFPR e com a UEPG, conseguimos viabilizar o terreno para o Campus do IFPR. É um dia importante, porque a cidade terá o IFPR em 2020 e já trabalhando com a construção do Campus. A princípio seria apenas uma extensão do Campus Curitiba, o que já era uma grande conquista, mas poder anunciar que teremos um campus próprio, é uma grande vitória para o município, fortalecendo a Cidade do Conhecimento e Inovação”, detalhou o prefeito, Marcelo Rangel.

Para instalação do IFPR em Ponta Grossa, UEPG e UTFPR concordaram em ceder parte de suas áreas na Cidade do Conhecimento e Inovação, de forma que cada instituição terá 50 mil metros quadrados para executar suas edificações e exercer suas atividades. Já no próximo ano, o IFPR deve dar início a oferta de cursos de ensino médio e técnico e a construção do Campus Ponta Grossa.

“O IFPR hoje está atuando no estado com 26 campus e a instalação em Ponta Grossa será de fundamental importância para a expansão do Instituto. Iniciaremos nossas atividades como um centro de referência já em 2020, ofertando cursos técnicos e vamos trabalhar para que possamos, após a doação da área, realizar a implantação de um campus. Como o IFPR tem a responsabilidade de ofertar cursos médios integrados e técnicos, a ideia é fazer parceria com a UTFPR e com a UEPG. É um projeto inovador, importante para o sistema federal e estadual de educação e isso vem contribuir para o desenvolvimento da população de Ponta Grossa e todos os arranjos produtivos locais”, detalha o pró reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, professor Paulo Tetuo Yamamoto.

A Prefeitura vai trabalhar na elaboração de um projeto de lei para readequação da área, que será dividida entre as três instituições, e encaminhar em regime de urgência para votação ainda neste ano.