Correio dos Campos

Feira Verde promove sensibilização sobre a importância da reciclagem em 21 escolas municipais e particulares

20 de novembro de 2019 às 17:08
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na última semana, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), realizou a última sensibilização de estudantes no ano sobre a importância da sustentabilidade e da reciclagem, a partir do programa Feira Verde na escola. A atividade foi realizada na Escola Municipal Zanoni Rogoski, na Vila Rubini, no bairro de Uvaranas, onde os estudantes trocaram 1.320 quilos de material reciclável por 330 quilos de alimentos do hortifrúti.

De acordo com a assessora de Projetos da SMAPA, Gianna Banat, somente em 2019 a atividade foi realizada em 21 escolas públicas e particulares, e mais de cinco mil crianças foram conscientizadas sobre a importância da destinação correta dos materiais reutilizáveis. “É um resultado altamente positivo, por que além da questão ambiental, trabalhamos com o lado social dos alunos. Em muitas atividades os alimentos trocados foram doados para a própria escola ou para instituições sociais, além do exercício de valorização dos servidores que atuam no Feira Verde. Essas ações ocorrem desde 2014, e a cada ano é realimentada, com uma procura maior”, explicou. De acordo com Gianna, duas escolas já estão agendadas para o início de 2020.

O Feira Verde na escola consiste em uma palestra teórica e uma ação prática, onde as crianças realizam a troca dos materiais junto ao caminhão utilizado pelo programa. A intenção é que os alunos se tornem participativos no processo de reciclagem e replicadores do conhecimento adquirido. Além das questões ambientais, o Feira Verde reforça sobre a importância da alimentação balanceada. A cada quatro quilos de materiais recicláveis trocados no programa, um quilo de frutas, legumes e verduras da agricultura familiar pode ser levado para casa.

“É muito importante incentivar o cuidado com o meio ambiente desde cedo, fomentando a mudança de hábitos através dos pequenos, ainda mais por se tratar de um programa onde todo mundo ganha. O Feira Verde é benéfico para o pequeno produtor rural que comercializa a sua produção, para a população que troca seus próprios recicláveis por alimentos de qualidade e passagens de ônibus, para os cooperados, que possuem uma renda própria graças à destinação correta dos materiais e, também, para a cidade, que passa a ter um ambiente mais limpo e sem resíduos recicláveis nas ruas, córregos e na vegetação”, informou o secretário da SMAPA, Bruno Costa.