Correio dos Campos

Robótica de PG é destaque em SC

18 de novembro de 2019 às 18:51
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Clube da Robótica de Ponta Grossa trouxe na mala dois troféus do 2º Summit da Católica realizado em Joinville de 15 a 17 de novembro. Dos quatro robôs inscritos na competição, dois ficaram entre os melhores. O ‘Mundo Lúdico’ ficou em 2º lugar na categoria Seguidor de Linha Junior, e o ‘10Integrado’ em 3º no Sumô Mini. “Estamos muito felizes em projetar nossa cidade nesta área da Robótica, que ainda é pouco incentivada”, conta o empresário e competidor, Evandro Kafka.

Apesar das novidades tecnológicas, bem como o uso da Robótica, estarem em alta no mundo todo, Kafka avalia que a área carece de novos apoiadores para se desenvolver. “Estamos com o Clube há seis meses, e já conseguimos ótimos resultados em eventos nacionais. Mas percebemos que boa parte da população ainda não vê a importância de empreendimentos como o nosso”, aponta, destacando também a participação do Clube no 15º Winter Challenge, o maior evento de Robótica da América Latina realizado pela Robocore, este ano em Concórdia (SC).

Com o robô ‘Mundo Lúdico’, o Clube levou dois de seus alunos para competir. Bernardo Rosas, de 13 anos, e Matheus Gorte, de 12, fizeram parte de todo o processo de montagem do robô, da parte mecânica à programação, por meio da plataforma arduíno. “Temos diversos alunos que já estão aptos a fazer todo esse processo”, exulta Kafka, que também é professor e técnico dos meninos. Assim como na Winter Challenge, Bernardo e Matheus estavam entre os competidores mais novos da categoria Seguidor de Linha Junior, já que nesta participam alunos que vão até o ensino médio.

Apesar de contar com percalços durante a competição, os jovens makers conseguiram resolver os problemas e finalizar em 2º lugar. “Na Robótica eles aprendem a solucionar os problemas de maneira rápida”, destaca o também empresário do Clube, Wagner Weiber, destacando a importância da experiência no futuro profissional das crianças. Antes de completar o trajeto do Seguidos de Linha, o ‘Mundo Lúdico teve seu motor queimado e seus sensores quebrados, por diversas vezes.

Já na categoria Sumô Mini, a participação do Clube da Robótica foi bem competitiva. “Foram dois robôs a competir, o ‘10Integrado’ e o ‘Manga’. Um finalizou em 3º e o outro em 5º lugar”, conta o competidor Maurício Gorte, lembrando que o embate entre os dois nas quartas de final foi inevitável. “Tivemos que competir entre nossa equipe”, contou. Mas antes disso, ambos os robôs passaram por diversas equipes. Entre elas, da PUC, Federal e Tecnológicas.