Correio dos Campos

Acadêmicos da UniSecal participam de estágio com Militares do Exército

Alunos participaram da atividade pelo segundo ano consecutivo; estágio também contou com a presença de 140 oficiais brasileiros e seis de países vizinhos
18 de novembro de 2019 às 14:39
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Os acadêmicos do curso de Jornalismo da UniSecal participaram de 4 a 12 de novembro do Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (ECAM). Durante a atividade eles tiveram instruções no 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), em Ponta Grossa (PR), sobre noções básicas do Exército, história e até como fazer uma cobertura jornalística dentro de uma guerra.

O estágio foi promovido pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e contou com aprendizado teórico e prático. Entre as atividades, os alunos de Jornalismo passaram 24h no ‘Campo de Instrução General Calazans’, onde tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o estágio, incluindo uma simulação de um confronto do Exército contra uma força inimiga.

De acordo com o Coronel Othon, da ECEME, o ‘Estágio de Correspondentes Militares’ trouxe aprendizado para todos. “Durante os dias aprendemos muito com os futuros jornalistas e também pudemos transmitir todo nosso conhecimento e experiência. Foi muito produtivo”, exalta o militar.

Acadêmicos aprovam experiência

Alguns alunos tiveram o primeiro contato com as forças armadas. E segundo o acadêmico Vinicius Batista, participar do estágio lhe proporcionou uma maior compreensão da função do Exército na sociedade. “O ECAM me propôs uma experiência que vou levar para minha carreira e vida. As atividades me deram a chance de conhecer o tamanho e a importância do Exército Brasileiro”, comenta o estudante.

Para a acadêmica Naiâne Laize Jagnow, uma das atividades que mais prenderam a sua atenção foi o veículo usado por militares durante um conflito e a alimentação, chamada de “ração”. A comida leva esse nome por ser embalada em um pacote de plástico. Ela é utilizada em grandes missões. “Tudo agregou para adquirir conhecimento, desde as experiências mais simples como preparar a ração para comer, até as mais complexas como andar de blindado”, explica a futura jornalista.

Essa foi a segunda vez que acadêmicos do curso de Jornalismo da UniSecal participaram do ECAM. O exercício deste ano teve a participação de, além dos alunos, 140 oficiais superiores brasileiros e seis oficiais oriundos da Argentina, Estados Unidos, Guatemala, Paquistão, Paraguai e Peru.