Correio dos Campos

Membros do Cdepg participam de Workshop

Participantes entendem as funções do Conselho e papeis das câmaras técnicas
13 de novembro de 2019 às 14:48
(Divulgação/CDEPG)

COM ASSESSORIAS – Aconteceu nesta terça-feira (12), na sede do Sebrae, o primeiro dos dois workshops para treinamento dos conselheiros e membros das Câmaras Técnicas, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG). O workshop ministrado por Claudio Serrato, ex-consultor do Sebrae discorreu sobre o papel dos conselheiros e dos membros das Câmaras Técnicas no cenário municipal enquanto agente transformador. Cerca de 50 pessoas participaram.

De acordo com Serrato, o papel do CDEPG é fundamental para o futuro da cidade, pois tem como função repensar o destino do município através de uma perspectiva cidadã, sem interesses políticos e com embasamento técnico. “Devem ficar claros os papeis na sociedade, como cidadão, enquanto representante da entidade e enquanto membro do CDEPG. O voto do conselheiro deve ser o posicionamento da entidade que ele representa e não dele”, comenta o consultor.

Serrato assessorou o CODEM desde o início do processo em 1994, quando do movimento “Repensando Maringá”, depois na oficialização como CODEM, contribuindo com a implementação das estratégias, câmaras técnicas, planejamentos estratégicos e seminários. Além disso, orientou a implantação de outros conselhos como por exemplo CODEP, em Paranavaí e o CODECAM Campo Mourão.

Para a próxima semana, os propósitos são construir um cenário para 2043 em cada câmara temática, elaborar a visão estratégica para Ponta Grossa integrando os cenários feito pelas câmaras, definir a missão do CDEPG e definir diretrizes para orientar a ação e estratégias que garanta que Ponta Grossa será semelhante a visão construída. “O próximo modulo será de grande importância por traçar as diretrizes dos trabalhas pelas câmaras técnicas e o resultado disso na atuação do CDEPG”, enfatiza.

O secretário do CDEPG, Leonardo Puppi Bernanrdi, comenta que o Conselho é de toda a sociedade. Em virtude disso, as pessoas interessadas em ajudar devem ser indicadas pelas entidades que compõem o CDEPG ou mesmo podem colaborar com os conselheiros que já foram indicados. “A população pode saber quais são as entidades, bem como sobre o trabalho realizado através do site do Conselho www.cdepg.org.br”, disse Bernardi.

Para o presidente do CDEPG, Wilson Souza de Oliveira, o primeiro encontro foi muito produtivo e conseguiu sensibilizar os conselheiros e membros das Câmaras Técnicas sobre a importância do órgão para a sociedade, agregada a expertise de cada integrante no planejamento do município. “O processo de amadurecimento do CDEPG acontece através do conhecimento comum adquirido por seus membros. O workshop em parceria com o Sebrae tem como objetivo gerar métodos para soluções de problemas que impedem um maior desenvolvimento econômico de Ponta Grossa”, finaliza Oliveira.