Correio dos Campos

Nova iluminação da Av. Carlos Cavalcanti reduzirá em 60% os gastos com energia

A substituição das 216 luminárias faz parte da modernização da via, que inclui ainda recuperação do asfalto, escoamento e sinalização
7 de novembro de 2019 às 16:06
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal, através da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), concluiu no mês de outubro a modernização da iluminação da Avenida General Carlos Cavalcanti, no bairro Uvaranas. Os trabalhos se somam aos serviços de revitalização da via, que incluem a recuperação asfáltica, meio-fio, drenos e bocas de lobo para escoamento da água da chuva, além de sinalização horizontal e vertical.

De acordo com a presidente da Afepon, Danielle Schlumberger, foram substituídas 216 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED, destas, 78 luminárias de 280W, no trecho que compreende as ruas Catão Monclaro e Siqueira Campos, e 138 luminárias com potência de 180W, entre as ruas Siqueira Campos e Valério Ronchi. Com investimento de R$ 454.327, a substituição reduzirá em 60% os custos com energia na avenida.

“A iluminação com lâmpadas de LED traz ainda outros benefícios para o município, como a eficiência energética, economia com custos de manutenção, maior vida útil, sustentabilidade, já que não causam danos ao meio ambiente e maior segurança, devido a melhor definição de cor”, explicou a presidente da Agência.

A modernização da Av. Carlos Cavalcanti, uma das principais vias de acesso do município, faz parte de um trabalho permanente de Prefeitura de Ponta Grossa nas principais vias de ligação do município, explica o prefeito Marcelo Rangel. “A intenção do projeto de revitalização da avenida é melhorar a mobilidade das pessoas que utilizam o trecho para acessar ao Centro de Ponta Grossa, já que se trata de uma importante via de ligação, assim como foram feitas nas melhorias da Visconde de Mauá, Visconde de Taunay e mais recentemente na Avenida Bonifácio Vilela, nesta última onde realizamos a substituição da iluminação, a revitalização do asfalto e um novo paisagismo. Além disso, a troca das luminárias por lâmpadas de LED contribui para melhorar a segurança da via, já que o material permite uma iluminação mais completa durante a noite”, informou o gestor municipal.