Correio dos Campos

Prefeitura inaugura ‘Escola de Qualificação Profissional’ na próxima segunda-feira (04)

Objetivo do órgão é centralizar em uma sede cursos de aperfeiçoamento profissional gratuito para a população
30 de outubro de 2019 às 17:26
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta quarta-feira (30), representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) se reuniram com entidades parceiras para as tratativas sobre a Escola de Qualificação Profissional, órgão que será inaugurado na próxima semana, e que tem como finalidade oferecer aperfeiçoamento voltado ao mercado de trabalho de forma gratuita a toda população. O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de funcionamento e a estrutura física da Escola, além de fechar parceria com as entidades, visando ampliar a diversidade de cursos que serão ofertados.

A Escola de Qualificação Profissional funcionará nas instalações da Estação Arte, no Parque Ambiental, local escolhido devido à proximidade com o Terminal Central e a nova Agência do Trabalhador. “É a realização de um sonho antigo poder proporcionar à população um espaço exclusivo para a qualificação profissional, em um local central, onde todos os munícipes têm acesso para conquistar o aperfeiçoamento”, explicou o secretário da SMICQP, José Loureiro.

O responsável pela pasta informou ainda que a intenção da Escola de Qualificação Profissional é reforçar as condições e melhor preparar a população para o mercado de trabalho. “De acordo com um levantamento realizado pela Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, mais de 35% das vagas de emprego disponíveis no município não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Com a nossa Escola, a expectativa é que esse número reduza e mais pessoas conquistem um emprego”, informou.

Para a diretora da Sala de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, o apoio de instituições parceiras é fundamental para o funcionamento da Escola de Qualificação Profissional e para o benefício dos estudantes. “Já são mais de 30 mil qualificações nesta gestão, que garantiram a mudança de vida de muitos profissionais e de muitas famílias. Com a Escola e o trabalho conjunto com o Ônibus da Qualificação Profissional, a expectativa é que sejam atendidas as demandas das pessoas e do mercado de trabalho, oferecendo cursos que causem impacto em todos aqueles que estiverem cursando”, ressaltou.

Durante a reunião, os responsáveis explicaram o funcionamento da Escola, que atenderá de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h, e iniciaram o planejamento que iniciará na próxima segunda-feira (04), dia em que o órgão será oficialmente inaugurado, com solenidade a partir das 18h. Participaram da reunião representantes da UniSecal, da Faculdade Sant’Ana, do Senac, da escola de dança Newschool e do Serviços de Obras Sociais (SOS).